Ponto de situação
Em junho de 2021, a Sodim, holding da família Queiroz Pereira, lançou uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre a Semapa, com o objetivo de retirar a empresa da bolsa. No entanto, não conseguiu alcançar os 90% necessários, ficou com 82,75%.
Desde então, passaram três anos e não houve uma nova OPA, nem há indícios de que venha a acontecer, o que sugere que a Semapa permanecerá cotada no mercado no futuro próximo. Nos últimos três anos, os bons resultados, especialmente da Navigator, levaram a cotação da Semapa a valorizar, em média 17,15% por ano. Resultado ainda assim aquém da performance da própria Navigator que teve uma valorização média anual de 18,76 % no mesmo período.
Performance recente
Em 2023 o total dos resultados atribuíveis aos acionistas da Semapa foi 244,5 milhões de euros (3,06 euros por ação). A Semapa é uma holding que detém 70% da Navigator e a totalidade da Secil. Além das indústrias papeleira e cimenteira, o grupo tem posições na transformação de subprodutos (ETSA) e produção de componentes para bicicletas (Triangle´s).
Lucros da Semapa por segmento (2023)
IFRS - valores acumulados | Papel | Cimento | Outros |
---|---|---|---|
Atribuível a acionistas da Semapa | 75.5% | 17.5% | 7.0% |
Lucros caem 15,4% no 1º trimestre
A Navigator, que continua a ser a principal fonte de receitas do grupo, registou vendas de 536,4 milhões de euros no primeiro trimestre. Houve uma melhoria nos volumes de negócios do papel e do tissue, com aumentos de 9,1% e 41,4%, respetivamente. A rentabilidade da Navigator também foi impactada positivamente pela redução dos custos variáveis, embora não tenha sido suficiente para compensar a evolução dos preços de venda. O resultado financeiro negativo em 8,8 milhões de euros também pesou nas contas. Assim, os lucros líquidos caíram 10,6%, atingindo 64,1 ME em comparação com os 71,7 ME do mesmo período em 2023.
Por outro lado, a Secil, o braço cimenteiro do grupo, apresentou um desempenho robusto, com um volume de negócios de 163,2 milhões de euros e um crescimento do EBITDA de 8,3%. O mercado de cimento em Portugal e no Brasil teve uma performance muito positiva, contrabalançando as dificuldades enfrentadas na Tunísia e no Líbano.
Feitas as contas os lucros da Semapa tiveram uma quebra homóloga de 15,4%, atingindo 48,2 milhões de euros (0,6 euros por ação). Esta redução deve-se principalmente à deterioração dos resultados da Navigator e ao aumento dos custos de amortizações e depreciações. No entanto, é importante notar que o volume de negócios cresceu 5,9%, atingindo 715,2 milhões de euros.
Outro ponto positivo foi a redução da dívida líquida do grupo em 38,5 milhões de euros, fechando o trimestre com uma dívida de 973,5 milhões de euros.
Além disso, a empresa anunciou o pagamento de um dividendo de 0,626 euros por ação (yield do dividendo de 4,2%), relativo aos resultados de 2023, a 12 de junho, refletindo a sua política de retorno de valor aos acionistas.
NAV
O NAV (Valor Líquido dos Ativos) é um conceito fundamental na avaliação de holdings. Já assumindo a cotação de mercado atual da Navigator, calculámos que o NAV por ação da Semapa são 23,6 euros.
O desconto NAV é outra métrica significativa. Corresponde à diferença entre o preço de mercado das ações da holding e o seu NAV. Atualmente, a cotação da Semapa é de 14,7 euros. Portanto, o desconto face ao NAV é de 37,7%. O que indica que o mercado avalia as ações da Semapa a um preço consideravelmente inferior ao valor contabilístico dos seus ativos líquidos.
Porquê este desconto?
As holdings têm, em regra um desconto da cotação face ao NAV. No caso da Semapa há um fator adicional. A empresa é detida a 81,8% pela Sodim, e o free-float é de apenas 16,5%. Se excluirmos a parcela que é detida pelos fundos de investimento que se recusaram a vender na OPA e presumivelmente pretendem manter a longo prazo o seu investimento, sobram menos de 10% para negociar pelos restantes investidores. A estrutura de capital é, portanto, muito concentrada.
Esta situação tem impacto no volume de negociação diário das ações da Semapa. A par da Ibersol é a ação menos transacionada do PSI. O que pode levar a problemas de falta de liquidez, excesso de volatilidade e dificuldades na execução de ordens.
Conselho
Tudo aponta para uma quebra dos resultados da Navigator este ano. O que impactará fortemente os lucros da Semapa. Prevemos 2,8 euros por ação em 2024 e 3 em 2025. A falta de liquidez também é uma questão a ter em conta. Portanto, apesar de acreditarmos nos bons resultados a longo prazo, tendo em conta a aposta da Navigator no Tissue e a procura robusta por cimento da Secil. O nosso conselho é manter as ações da Semapa. Estaremos atentos a uma eventual oportunidade de entrada.