Lição 4 : Cartões de pagamento: qual é o mais indicado para si?
Um cartão de pagamento é uma ferramenta essencial no dia a dia.
Um cartão de pagamento é uma ferramenta essencial no dia a dia.
Provavelmente utiliza um cartão de pagamento todos os dias, seja fisicamente ou através de uma aplicação. Mas sabe realmente como funciona, quais são os seus limites e em que situações pode ser bloqueado? Nesta lição, vai descobrir tudo o que precisa de saber sobre cartões de pagamento e o seu funcionamento.
Um cartão de pagamento é uma ferramenta essencial no dia a dia. Permite-lhe efetuar compras em lojas físicas, online, ou levantar dinheiro numa caixa automática. Existem vários tipos de cartões, cada um com um modo de funcionamento específico. A principal diferença entre eles é: está a usar a sua conta bancária ou um crédito?
Um cartão de débito está ligado diretamente à sua conta à ordem. Cada pagamento ou levantamento é imediatamente debitado do saldo da conta. Em Portugal, estes cartões podem ser utilizados em caixas automáticas, geridas pela SIBS, ou nos terminais de pagamento (TPA) nos espaços comerciais.
Com um cartão de débito, paga sempre com o dinheiro que já possui na conta à ordem. Não corre o risco de se endividar (exceto se tiver autorização de descoberto concedida pelo banco).
Ao utilizar um cartão de crédito, o valor da compra não é imediatamente retirado da sua conta. Os movimentos efetuados são registados numa conta-cartão. O emissor do cartão adianta o montante e envia-lhe um extrato mensal. Aplica-se um limite de despesas previamente definido, o designado plafond.
O cartão pré-pago funciona de forma semelhante a um cartão de crédito, mas tem de o carregar com dinheiro antes de o utilizar. Assim, controla melhor o seu orçamento e evita ficar com saldo negativo.
Em Portugal, a maioria dos cartões de débito utiliza a rede Multibanco, da SIBS que tem ligação com as redes Visa e Mastercard, com as suas variantes Electron e Maestro, respetivamente.
Tal permite:
Os cartões de débito têm vários limites, normalmente ajustáveis através da app bancária:
No homebanking ou na app, pode estabelecer outros tipos de limites de utilização em função dos seus hábitos por forma a ajudar a gerir melhor o orçamento e a reduzir o risco de fraude. Também pode estabelecer restrições à utilização fora do território nacional. Algumas apps bancárias permitem ainda desativar temporariamente funcionalidades como pagamentos sem contacto ou compras online.
Se o seu cartão tem o símbolo com ondas, significa que está equipado com tecnologia NFC. Pode pagar pequenos montantes sem inserir o cartão nem digitar o PIN – basta aproximar o cartão do terminal.