- Investimentos
- Outros produtos
- Notícias sobre outros produtos
- Investir na Bondora é seguro?

Tiago
Martins
Economista
Mestre em Economia Monetária e Financeira pelo ISCTE-IUL.
Investir na Bondora é seguro?
Há 7 meses - 27 de fevereiro de 2023
Tiago
Martins
Economista
Mestre em Economia Monetária e Financeira pelo ISCTE-IUL.
A Bondora é uma plataforma de financiamento colaborativo mais conhecido por crowdfunding. Em teoria, proporciona a quem investe taxas de juro superiores a aplicações de poupança mais tradicionais.
Contudo, com a crise pandémica, que levou à falência muitas pequenas empresas, e a subida das taxas de juro dos produtos financeiros com capital garantido, o crowdfunding, sobretudo na área do lending, perdeu algum do seu interesse, pois tem riscos assinaláveis e taxas de retorno apenas ligeiramente superiores aos produtos de capital garantido.
Sem registo na CMVM
Sem termos analisado em concreto esta plataforma, podemos dizer que o risco do crowdfunding pode ser bastante elevado. Neste caso, tem a agravante de esta plataforma não estar registada em Portugal, mas na Estónia. Em caso de fraude ou falência, dificulta qualquer processo de resolução.
Ao não estar registada na CMVM (em Portugal, há apenas quatro plataformas registadas), a Bondora não pode promover os seus serviços aos investidores no nosso país, sob pena de poder ser alvo de uma queixa à CMVM. Razões mais do que suficientes para a PROTESTE INVESTE não recomendar investimentos nesta plataforma.
Por fim, a Bondora nada tem que ver com os Certificados de Aforro, cujo risco é muito baixo.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.