- Investimentos
- Fundos
- Saiba mais sobre Fundos
- O que são fundos ETF e como investir
- Não escolha um ETF baseando-se na cotação
Não escolha um ETF baseando-se na cotação
Há 6 meses - 6 de setembro de 2022Os ETF Invesco S&P 500 e o Lyxor S&P 500 seguem ambos o mesmo índice de ações, o norte-americano S&P 500. Contudo, cada ação do Invesco custa cerca de 830 dólares, em comparação com cerca de 39 dólares do ETF da Lyxor.
Podemos dizer que o ETF da Lyxor está mais barato e, portanto, é mais interessante? Não. A cotação de um ETF não é o mesmo que a sua avaliação.
A cotação de um ETF não pode servir para considerá-lo como caro ou barato. A cotação de um ETF corresponde apenas ao valor líquido dos ativos (NAV, net asset value). O NAV é calculado subtraindo os custos (entre outros) do valor total da carteira de investimento subjacente e dividindo o resultado pelo número de unidades emitidas.
O NAV de um ETF não pode ser comparado com o de outro. Como exemplo consideremos o ETF X e o ETF Y, ambos com uma carteira da mesma dimensão, ou seja, 1 milhão de euros após custos. Se o ETF X tiver emitido 100 mil ações, o NAV de cada ação será de 10 euros, enquanto o NAV do ETF Y (que emitiu 10 mil ações) será de 100 euros.
Se quiser investir 10 000 dólares e ponderar entre os ETF Invesco S&P 500 e Lyxor S&P 500 poderá sentir-se tentado a acreditar que o ETF da Lyxor é mais barato e, portanto, mais interessante. No entanto, a diferença é que comprará 256 ações se optar pelo Lyxor, contra apenas 12 ações se optar pelo Invesco. A quantia investida será a mesma e aplicada em carteiras de igual valor.
A escolha de um ETF não deve, portanto, depender do seu NAV ou cotação. Em vez disso, faça a sua escolha com base na nossa avaliação, que considera as rentabilidades, custos, risco e a capacidade do ETF replicar o mercado. Pode também ter em conta a disponibilidade do ETF do seu banco ou corretor e os custos de corretagem se os ETF forem negociados em bolsas diferentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.