• 218 418 789
  • Contactos
  • Subscrever
  • Deco Proteste
  • Proteste Investe
  • Institucional e media
  • Mais websites
    • DECO+
    • Condomínio DECO+
    • DECOJovem
    • Apoio ao sobre-endividado
    • FitMap
    • DECO Forma

Menu

logo-proteste-investe
Iniciar sessão

Fechar

Conhecer vantagens para membrosSubscrever Iniciar sessão
Pesquisar
  • Poupanças
    • Estratégias e carteiras
    • Depósitos e Contas Poupança
    • Certificados de Aforro
    • Certificados do Tesouro
    • Seguros e Planos Mutualistas
    • Obrigações do Tesouro
  • Investimentos
    • Estratégias e carteiras
    • Ações
    • Fundos e ETF
    • Imobiliário
    • Outros produtos
    • Mercados e moedas
  • Reforma
    • Estratégias e carteiras
    • Fundos PPR
    • Seguros PPR
  • Pesquisar
  • As minhas ferramentas
    • Calculadora Preço do Ouro
    • Calculadora Preço da Prata
    • Conversor de moedas
    • Simulador: Arrendar é rentável?
    • Cursos de Formação
    • Ações: mudanças de conselho
    • Fundos: mudanças de avaliação
    • Obrigações: mudanças de conselho
    • Glossário financeiro
  • Os meus alertas

  • A Minha Carteira

Contacte-nos

21 841 87 89

de segunda a sexta-feira das 9h às 18h

E-mail

Todos os contactos

Formação

Outros sites

Deco Proteste

Institucional e media

DECO+

Condomínio DECO+

DECOJovem

Apoio ao sobre-endividado

FitMap

DECO Forma

  • Inicie sessão aqui
  • Registar

  • Investimentos
  • Ações
  • Bolsa: a análise da semana
Artigo
Rui Ribeiro

Rui
Ribeiro

Analista financeiro

Bolsa: a análise da semana

Há 6 horas - 18 de janeiro de 2021
Rui Ribeiro

Rui
Ribeiro

Analista financeiro

O reforço das restrições na Europa ameaça as previsões de crescimento económico que têm suportado a subida das bolsas nos últimos meses.
Depois de um bom início de ano, as bolsas parecem não querer assumir mais riscos. O reforço das restrições na Europa ameaça as previsões de crescimento económico que têm suportado a subida das cotações bolsistas nos últimos meses. A saída da crise está a tornar-se mais evidente mas o caminho para lá chegar é íngreme. A queda do índice Stoxx Europe 50 foi de apenas 0,2% na semana passada.
 
Nos Estados Unidos, os mercados também encerraram no vermelho. O S&P 500 e o Nasdaq recuaram 1,5% cada um. Este último continua a ser afetado pelas questões relativas à regulamentação da atividade dos GAFA (Google, Amazon, Facebook e Apple). 
 
Os investidores estão divididos entre um regresso ao crescimento e um aumento da inflação, apesar da subida dos preços não parecer ser um grande risco nos próximos trimestres. Por outro lado, os mercados já tinham descontado os benefícios do novo pacote de estímulos de 1,9 mil milhões de dólares anunciado pelo presidente eleito Joe Biden e adotaram a velha máxima bolsista “comprar no rumor e vender na notícia”. Além disso, teme-se que este plano possa envolver um aumento de impostos, o que desanima as bolsas.
 
A nível setorial, destaque para o ganho de 2,3% do setor de semicondutores, que tem estado muito dinâmico (+8% desde o início de 2021). A Intel (+11,5%) dispensou o seu diretor geral e, tal como nós, os investidores esperam que seja o início de uma mudança de estratégia.
 
Pela positiva, realce ainda para o setor farmacêutico, que valorizou em média 3%.
 

Lisboa liderou as perdas

Depois de ter estado em destaque na primeira semana do ano, a bolsa de Lisboa evidenciou-se, desta vez, pela negativa. O PSI-20 liderou as perdas da semana, com uma queda de 4%.
 
O grupo EDP e o BCP evidenciaram-se pela negativa. A EDP Renováveis (-10%) liderou as perdas e corrigiu dos fortes ganhos recentes, após uma descida de recomendação de investimento. A casa-mãe EDP (-5%) seguiu-lhe as pisadas, depois da chinesa CTG ter reduzido a posição na elétrica para 19%. Por sua vez, depois das valorizações significativas das últimas semanas, o BCP corrigiu 8,3%.
 
Pelo contrário, o setor da distribuição liderou aos ganhos e impediu uma queda maior do PSI-20. A Sonae ganhou 5,8% depois de anunciar a venda e o fecho de várias lojas da Worten em Espanha, e a Jerónimo Martins subiu 4,4%, após ter divulgado um crescimento de 3,5% das vendas em 2020, graças à Polónia e à Colômbia.
 
Notas finais para a Galp (-3,9%) que, de forma algo surpreendente, anunciou a substituição do seu CEO. E para a construtora Mota-Engil (-1,5%) que conseguiu no mercado africano o seu maior contrato de sempre.
 

A semana em números

+3,5%

Crescimento das vendas da Jerónimo Martins em 2020, graças ao bom desempenho do mercado polaco que já representa mais de 70% das vendas do grupo.

1500 milhões de euros

Valor do maior contrato de sempre assinado pela Mota-Engil, que visa a construção e financiamento de uma linha ferroviária na Nigéria e no Níger de 378 Km.

19,5%

Subida da cotação da americana Applied Materials em 2021, a beneficiar da esperada forte procura de semicondutores nos próximos anos. 
 
 
Principais Bolsas
 Lisboa -4,0% 
 Frankfurt -1,9% 
 Londres -2,0% 
 Madrid -2,1% 
 Milão -1,8% 
 Nasdaq -1,5% 
 Nova Iorque -1,5% 
 Paris -1,7% 
 Tóquio +1,4% 
 Zurique +0,7% 

 

Variação das cotações entre 08/01/20 e 15/01/20, em moeda local.

Partilhe este artigo

Artigos

Análise

Galp Energia tem novo CEO

Há 5 horas - 18 de janeiro de 2021
Análise

As melhores empresas e fundos para investir por setor

Há 3 dias - 15 de janeiro de 2021
Análise

Telefónica vende as antenas

Há 3 dias - 15 de janeiro de 2021
Análise

Nasceu a Stellantis

Há 3 dias - 15 de janeiro de 2021
Análise

Sonae: Worten vende lojas em Espanha

Há 4 dias - 14 de janeiro de 2021
Página inicial

Contacte-nos

21 841 87 89

de segunda a sexta-feira das 9h às 18h

E-mail

Todos os contactos

Formação

Publicações

Consultar

estratégias e carteiras

A seleção dos nossos especialistas

Aceita correr riscos ou prefere uma estratégia mais prudente? Descubra as opções mais adequadas ao seu perfil de investidor.

Fazer o teste

© 2021 Proteste Investe

  • Sobre a Proteste Investe
  • A nossa política de cookies
  • Litígios de consumo
  • Livro de reclamações
  • Privacidade
  • Termos e condições
  • Estatuto editorial
  • Lei da Transparência
  • Politicas e Procedimentos
Pedimos desculpa
Ocorreu um problema técnico e não podemos satisfazer o seu pedido.
  • #
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z
  • #

Subscrever

Subscreva já por €16,45/mês

Subscreva já

Registar

Registe-se e receba 5 créditos

ou registe-se gratuitamente

Já é membro? Iniciar Sessão

1º MÊS GRATUITO

Subscreva já por €16,72 e tenha acesso a todo o website. O 1º mês é gratuito!

Subscrever

RECEBA 5 CRÉDITOS

Crie uma conta e receba 5 créditos gratuitos para explorar o website

Registar

Subscrever
Registar