Medtronic, Paccar, Telecom Italia, Walmart
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

As tarifas de Trump trazem incerteza para a Paccar
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
As tarifas de Trump trazem incerteza para a Paccar
Medtronic
Comprar
A Medtronic apresentou receitas (+4,8% excluindo efeitos cambiais) e lucros por ação (+1%) acima das expectativas no primeiro trimestre de 2025/26. O dinamismo das divisões cardiovasculares e da diabetes impulsionou os resultados. A Medtronic reviu em alta a previsão de lucros para o exercício.
A empresa também beneficiou de um impacto mais baixo do que o esperado das tarifas americanas. Por fim, o fundo ativista Elliot adquiriu uma participação na Medtronic e conseguiu nomear dois membros para a administração. Consideramos esse facto positivo para a ação.
Paccar
Comprar
A incerteza sobre a evolução da economia norte-americana impede a Paccar de mostrar confiança nas perspetivas de curto prazo. A prudência dos clientes traduziu-se em resultados ligeiramente abaixo das expectativas no segundo trimestre.
Será necessária maior visibilidade sobre a economia e sobre o impacto das tarifas para haver mais dinamismo nas encomendas. A Paccar constitui uma aposta interessante na economia dos EUA.
Telecom Italia
Manter
No primeiro semestre, as receitas da Telecom Italia registaram um crescimento de 2,7%, considerando as alterações na estrutura do grupo. O Brasil, que representa quase um terço dos proveitos totais, cresceu 4,8%. Em Itália, as receitas aumentaram 1,6%, com 4,7% nas empresas e apenas 0,1% no segmento de clientes particulares.
O dinamismo dos proveitos refletiu-se no lucro operacional. Houve um aumento global de 5%, com 6,1% no Brasil e 4,2% em Itália. Apesar destes resultados e do recente reordenamento da Telecom Italia (mudanças de acionistas, redução do endividamento), os custos financeiros continuaram a ter impacto.
O resultado final manteve-se negativo, com uma perda de 132 milhões de euros (0,01 euros por ação), embora melhor do que o prejuízo de 646 milhões (0,03 euros por ação) nos primeiros seis meses de 2024.
Após a apresentação destes resultados, a administração da Telecom Italia confirmou as previsões para todo o ano. Também mantemos as nossas estimativas: lucro por ação de 0,01 euros em 2025 e 0,02 euros em 2026. Não alteramos o conselho.
Walmart
Manter
Os resultados do segundo trimestre (terminado a 31 de julho) mostraram um cenário misto. As receitas a taxas de câmbio constantes subiram 5,6%, mas o lucro operacional recuou 8,2% devido à depreciação do dólar americano face ao peso mexicano e a custos legais pontuais.
O gigante da distribuição Walmart enfrenta pressão sobre margens e as tarifas sobre as importações impostas por Trump. No entanto, o lucro líquido subiu acentuadamente graças a mais-valias em investimentos. Para o ano fiscal completo, Walmart aumentou ligeiramente a previsão de lucro por ação (excluindo itens não recorrentes).