EDP: produção de eletricidade sobe 12%

A EDP anuncia subida do preço médio da eletricidade no mercado ibérico
A EDP anuncia subida do preço médio da eletricidade no mercado ibérico
Apesar de só anunciar os resultados a 31 de julho, a EDP já divulgou alguns dados (positivos) sobre a atividade semestral. A produção de eletricidade aumentou 12%, graças à subida de 11% da capacidade instalada. A EDP anunciou também uma subida do preço médio da eletricidade no mercado ibérico (de 39 para 62 euros por MWh).
As renováveis já equivalem a 90% da produção e 85% da capacidade instalada, com a energia solar a ser uma aposta cada vez maior (20% da capacidade vs. 23% da hídrica e 42% da eólica). Em junho, a capacidade em construção era de 2,3 GW, o que deixa antever que o grupo cumprirá a meta de adicionar 2 GW em 2025.
Além disso, a EDP prevê que 2025 seja um ano mais “produtivo” ao nível da sua estratégia de rotação de ativos, prevendo encaixar 2 mil ME, o que beneficiará os lucros.
Após um período difícil, a empresa está a baixar a dispersão geográfica, focando-se nos dois mercados-chave, Europa e EUA, e em alguns países com maior potencial na Ásia-Pacifico e América do Sul.
O nível de investimento também diminuiu, mas as perspetivas a longo prazo são favoráveis. Mantemos as previsões de lucros por ação de 0,31 euros em 2025 e de 0,32 euros em 2026.
A redução da incerteza em redor das energias renováveis e a melhoria das métricas da sua atividade justificam a recuperação da ação, que tem potencial de valorização. Compre.