Axa: mudança de conselho
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers

A Axa continua a transmitir confiança
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Axa continua a transmitir confiança
Numa conjuntura económica incerta com a política tarifária dos EUA, o perfil sólido da Axa transmite confiança. Nos últimos anos, a seguradora francesa realizou mudanças que criaram um bom perfil de crescimento.
A venda da gestão de ativos ao BNP Paribas permitiu à Axa recentrar-se nas atividades seguradoras e reforçar os meios para realizar aquisições. A administração prevê operações de pequena dimensão para consolidar posições na Europa. A Axa retirou-se dos mercados onde não tinha dimensão crítica.
Além das aquisições, a Axa aposta no crescimento orgânico dos seguros de danos para pequenas e médias empresas, através do aumento dos volumes e dos preços (trunfo importante). No ramo-vida, a Axa beneficia do dinamismo das vendas de contratos ligados a produtos financeiros sem garantia de rentabilidade.
O potencial de crescimento mantém-se elevado nos seguros de saúde para trabalhadores das empresas. A administração mantém confiança em atingir os objetivos do plano 2024-2026. Com baixos investimentos e suportada por um balanço sólido, a Axa pode redistribuir uma parte significativa dos resultados sob forma de dividendos.
A Axa deverá atravessar bem uma guerra comercial, graças ao perfil sólido e capacidade de aumentar os seus preços e o dividendo. Alteramos o conselho para comprar.