Telefônica Brasil: mudança de conselho
Publicado em: 09 dezembro 2024Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
O gigante das telecomunicações brasileiro apresentou mais uma vez resultados sólidos. No terceiro trimestre, o volume de negócios cresceu 7% e o lucro por ação subiu 14%, desempenho que se destaca em comparação com os operadores europeus.
A boa saúde da Telefônica Brasil reflete-se numa valorização acumulada de 51% nos últimos cinco anos na Bolsa de São Paulo (em reais). Contudo, para os investidores em euros, o cenário é bem diferente. Devido à desvalorização do real em relação ao euro, há uma perda acumulada de -7%!
Agora, mesmo que haja otimismo em relação aos resultados da Telefônica Brasil, consideramos que o risco associado à recente deterioração da situação político-económica no Brasil é demasiado elevado.
Sem uma maioria no Parlamento, o Governo de Lula, apesar das promessas iniciais, não consegue melhorar a situação das finanças públicas. O real atingiu mínimos históricos e não identificamos sinais de reversão desta tendência. Estimamos lucro por ação de 0,61 dólares em 2024 e 0,71 dólares em 2025.
As medidas fiscais propostas por Brasília geram incerteza e não favorecem a estabilização do real. Assim, a Telefônica Brasil deixa de cumprir o papel de valor defensivo típico do setor das telecomunicações. Alteramos o conselho para vender.