Kraft Heinz: mudança de conselho
Publicado em: 18 novembro 2024Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
As receitas da Kraft Heinz caíram 0,5%, 3,6% e 2,2%, respetivamente, nos três primeiros trimestres, confirmando a dificuldade em redinamizar a atividade. Os volumes caíram 3,4%, marcando o décimo primeiro trimestre consecutivo de queda, enquanto o aumento de preços se limitou a 1,2%.
Embora a margem operacional se mantenha elevada (20,8%), os resultados trimestrais da Kraft foram afetados por novas depreciações de ativos (marca Lunchables - níveis elevados de metais nos kits de refeições infantis).
Adicionalmente, os desafios intensificam-se face à concorrência, especialmente das marcas brancas, que são geralmente mais baratas, e de marcas mais saudáveis.
Embora a Kraft Heinz esteja a reformular a sua gama para alimentos mais saudáveis e continue a investir nesta transformação, reconhece que os resultados ainda não refletem esta mudança e que o processo será mais demorado do que inicialmente previsto.
A empresa reviu em baixa os objetivos para 2024, prevendo um crescimento das receitas entre -2% e 0% e do lucro operacional entre 1% e 3%.
A Kraft oferece um bom dividendo de 4,9% e tem um desconto face ao setor, mas os fracos resultados trimestrais e a revisão dos objetivos anuais sugerem prudência. Deixamos de recomendar a compra. Se já tem, pode manter.