Em 2023, o Grupo Impresa registou 182 milhões de euros (ME) de receitas, menos 1,4%, que no ano anterior. Um declínio de 2,6 ME, atribuído principalmente à diminuição das receitas provenientes do segmento de TV, que caíram para 156 ME (-2,4%).
Os proveitos do segmento de Publishing tiveram um crescimento modesto de 1,3%, totalizando 24,7 ME.
O EBITDA do Grupo sofreu uma diminuição significativa de 8,1%, fixando-se nos 15 ME, em comparação aos 16,7 milhões registados em 2022.
Já a dívida remunerada líquida aumentou 8,2 ME atingindo os 115,5 milhões de euros.
O resultado líquido negativo de 2 ME (-0,0119 euros por ação) é motivo de preocupação. A queda nas receitas de TV é mesmo o que suscita mais preocupações. Ainda para mais porque a SIC não alcançou, em Fevereiro deste ano, a liderança de audiências que havia obtido nos 60 meses anteriores.
Os dados mais recentes indicam 15,6% de share para a TVI contra 15% da SIC e 10,6% da RTP. Se esta tendência se mantiver, e a SIC perder mesmo a liderança consolidada das audiências, as receitas publicitárias poderão contrair ainda mais.
Em 2024, a Impresa continuará a investir no digital, áreas em expansão, como o streaming, o branded content e o áudio. O objetivo é diversificar as fontes de receita e melhorar a margem operacional. No entanto, se as receitas com publicidade televisiva continuarem a cair será difícil voltar aos lucros.
Conselho
O panorama é difícil. Parece-nos que o risco de maiores perdas de receita por queda nas audiências é superior e mais eminente do que os possíveis ganhos vindos da transição digital.
Perante este cenário, as nossas previsões de lucro foram revistas em baixa para 0,007 euros em 2024 (0,011 euros anteriormente) e 0,01 em 2025 e alteramos o nosso conselho de manter para vender.
Além disso, dada a pequena capitalização bolsista de 24 ME e as fracas perspetivas para os resultados futuros, vamos deixar de acompanhar a Impresa. Se tem uma participação, é hora de vender e procurar empresas com melhores perspetivas em setores mais auspiciosos. Consulte as nossas recomendações de compra.