Euronav
Vender
Os acionistas que aceitaram a oferta receberão 16,41 euros por ação, estando o pagamento previsto para 3 de abril. Se ainda detém: venda.
75% dos restantes acionistas da Euronav responderam positivamente à OPA da CMB. A oferta era de 17,86 dólares por ação e terminou a 15 de março. Como resultado, a participação da CMB aumentou de 49,05% para 88,61% (tendo em conta as ações próprias da Euronav). Como tínhamos antecipado, as ações caíram assim que a oferta terminou. A cotação está 14% abaixo do nível da oferta e ainda pode recuar mais.
A dispendiosa e arriscada estratégia de diversificação e de tornar “verde” a frota da Euronav (prosseguida pela CMB) está a diminuir a previsibilidade dos lucros. Tendo em conta os investimentos previstos, espera-se que os dividendos se tornem menos generosos. E devido à diversificação de atividades (que já começou com a aquisição da CMB TECH), a nova Euronav será considerada como uma holding cuja cotação será onerada pelo desconto tradicional destas entidades. Vamos deixar de acompanhar esta empresa.
Knorr Bremse
Comprar
A empresa germânica, especialista em sistemas de travagem, tranquilizou após os resultados do quarto trimestre terem revelado um bom crescimento. As receitas aumentaram 6% (+5,6% nos comboios e +6,5% nos camiões) graças ao aumento dos preços e ao dinamismo do pós-venda. Esta evolução melhorou a rentabilidade. A esperada recuperação económica favorece a atividade de transporte e a manutenção dos equipamentos. Resta saber se o nível das taxas de juro não acabará por impactar o crescimento e a capacidade da Knorr-Bremse em negociar aumento de preços para os camiões.
Para impulsionar a rentabilidade lançou o plano "Boost 2026" que visa redesenhar fundamentalmente os contornos do grupo para alcançar uma margem de rentabilidade (EBIT) acima de 14% (11% em 2023 e 12% de estimado para 2024). Cerca de 20% do volume de negócios precisa ser reestruturado ou vendido. A venda da Kiepe (sistema elétrico; 2% das vendas) já foi concluída. A Knorr-Bremse visa também melhorar o valor acrescentado (e, portanto, a rentabilidade) da produção. Para 2024 e 2025, esperamos lucros por ação de 3,85 euros e 4,1 euros, em comparação com 3,47 euros em 2023.
A Knorr-Bremse continua os esforços para otimizar o portefólio de negócios e controlar melhor os custos. A carteira de encomendas mantém-se dinâmica nas duas linhas de negócio.
Porsche
Manter
Em 2023, as receitas da Porsche cresceram 7,7%, o que também foi alcançado graças ao aumento das entregas de veículos (+3,3%). O lucro operacional avançou praticamente em linha com as vendas (+7,6%), pelo que a margem manteve-se em linha com os 18% em 2022. Por fim, o lucro líquido por ação situou-se em 5,67 euros, mais 4% do que em 2022.
Quanto ao futuro, a Porsche prevê uma rentabilidade entre 15% e 17% para 2024, portanto abaixo de 2023, enquanto a médio prazo aponta para 17% a 19%, mantendo a meta de 20% no longo prazo. Em termos de modelos, anunciou quatro novos lançamentos nas gamas Panamera, Macan, Taycan e 911. As nossas estimativas de lucros por ação são agora de 5,6 euros para 2024 e 6,13 euros para 2025.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.