Animais de estimação: investir na sua saúde
Publicado em: 04 outubro 2022Autor: Em colaboração com:
Para quem gosta de animais, os próximos meses prometem ser complicados pela possibilidade de os preços da alimentação animal aumentarem substancialmente. Além da inflação geral, podem ter impacto as alterações propostas ao ReFuelEU Aviation.
Mas o que tem a aviação a ver com os animais? Esta proposta, parte do pacote apresentado pela Comissão Europeia para reduzir as emissões, visa estimular alternativas aos combustíveis fósseis.
Para produzir jetfuel mais sustentável foi, recentemente, proposto alargar o critério para incluir a sua produção com recurso a gorduras animais do tipo 3, as quais são utilizadas na preparação da alimentação animal. Isso irá impulsionar a procura desta matéria-prima, o que terá impacto numa tendência de subida do custo de produção.
Para o setor da saúde animal, há receios que esse forte aumento dos preços dos alimentos para animais resulte numa diminuição da adoção de animais de estimação e, claro, leve a menos despesas dos donos na sua saúde dos seus “bichos”.
Mas não só, muitas empresas atuam igualmente na pecuária, que também é afetada pelos aumentos de custos e sob pressão por questões ambientais.