Artigo Seguros e Planos Mutualistas

Fidelidade Poupança Segura 5 anos 2ª série: vale a pena?

Publicado em:  16 outubro 2023
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

O seguro rende 3,25% brutos no primeiro ano, mas nos anos seguintes baixa para metade. Prefira os melhores depósitos a prazo.

Seguro a 5 anos e um dia

É um seguro de capitalização, com capital garantido e rendimento variável e com um prazo de 5 anos e 1 dia.

O prémio do seguro é pago de uma só vez no início do contrato e o mínimo exigido é de 1000 euros. O período de subscrição decorre até 20 de outubro.

Taxa de imposto de 22,4%

A tributação do rendimento dos seguros de capitalização tem uma redução se aplicar entre 5 e 8 anos e uma redução ainda maior para aplicações por prazos superiores a 8 anos.

Como este plano tem um prazo máximo de 5 anos e um dia, se mantiver até ao final, será tributado a 22,4%; se resgatar antes, é aplicada a taxa de 28%.

Penalização por resgate antecipado

O valor do resgate corresponde ao prémio único não resgatado capitalizado às sucessivas taxas de juro anuais brutas e deduzido do encargo de resgate.

Esse encargo será aplicado em função do ano em que o mesmo ocorra, tal como consta na na informação abaixo.

Em caso de resgate parcial, aplica-se a mesma regra, mas relativamente à proporção do valor abatido pelo resgate.

O remanescente, após o resgate, não pode ser inferior ao mínimo exigido nesta aplicação.

FIDELIDADE POUPANÇA SEGURA 5 ANOS – 2.ª SÉRIE

Anos do contrato  Encargo de resgate

1.º, 2.º e 3.º ano    1,5%

4.º e 5.º ano          1,0%

Garante 3,25% brutos, mas só no primeiro ano

Na primeira anuidade do contrato garante uma taxa anual nominal bruta (TANB) de 3,25%. Nos anos seguintes a TANB é variável e depende da Euribor a 6 meses.

Essa taxa será definida a 26 de agosto de cada ano e corresponderá, no mínimo, ao valor resultante de 50% da média das cinco últimas observações da Euribor a seis meses, devendo ser superior a 1% e não exceder 3,25%.

Prefira depósitos e certificados

A série F dos Certificados de Aforro (CA) tem atualmente uma taxa bruta de 2,5%. Supondo que essa taxa se mantém nos próximos cinco anos e considerando os prémios de permanência, com os CA ganharia 2% líquidos ao ano.

Neste seguro, o rendimento do primeiro ano é superior (3,25%), mas nos anos seguintes corresponde a metade da Euribor a 6 meses.

Supondo que a Euribor a 6 meses atual (4,1%) se mantém, este seguro renderia 2,05% brutos nos anos seguintes e no final do prazo a TAEL seria de 1,8%.

Ou seja, para o prazo de 5 anos, os Certificados de Aforro rendem mais!

Quanto a depósitos a prazo, as taxas têm subido e há mais de 80 contas a render mais do que os CA para prazos até 24 meses.

Há 4 bancos a oferecer 4% e também a Deco Proteste celebrou um protocolo com o Banco BAI que oferece aos seus subscritores taxas brutas até 4,1%.

Consulte o nosso comparador de depósitos.

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.