- Investimentos
- Fundos
- Saiba mais sobre Fundos
- O que são fundos ETF e como investir
- Como comprar ETF cotados em Nova Iorque ou no Nasdaq?

Jorge
Duarte
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.
Como comprar ETF cotados em Nova Iorque ou no Nasdaq?
Há um mês - 26 de janeiro de 2023
Jorge
Duarte
Analista financeiro independente registado na CMVM.
Licenciado em Economia pelo ISEG.
Membro da Ordem dos Economistas.
Separados por um oceano
Os ETF podem ser divididos em dois grandes grupos.
O primeiro são os produtos constituídos de acordo com a legislação europeia dos organismos de investimento coletivo, conhecida por diretiva UCITS. Trata-se de ETF que, por exemplo, são obrigados a cumprir regras claras de diversificação da carteira e de informação ao investidor (documentação padronizada).
São ETF negociados em bolsas europeias e cujos códigos ISIN começam, por exemplo, por: LU, IE, DE ou FR. Estes ETF incluem o termo UCITS na designação, o que lhe concede o passaporte europeu para serem facilmente comercializados em qualquer estado-membro da União Europeia.
O segundo grupo são os ETF “norte-americanos”, cotados em Nova Iorque ou no Nasdaq. Na prática, respeitam regras idênticas de diversificação, mas não dispõem da documentação exigida na Europa.
Por esse motivo não podem ser vendidos por cá como simples “fundos”. No entanto, há intermediários financeiros nacionais que, através de serviços de “execution only”, dão acesso aos segmentos de mercado onde esses ETF são negociados (código ISIN iniciado por “US”).
São tratados quase como ações, mas nem sempre estão disponíveis para todos os clientes.
Soluções?
À medida que a legislação europeia se tornou mais restritiva, as grandes sociedades gestoras replicaram os seus produtos americanos sob a forma UCITS.
Ou seja, muitos ETF americanos dispõem agora de um “irmão europeu” que pode ser muito mais facilmente acedido e negociado através de bancos e corretoras a operar em Portugal.
A política de investimento é igual, pelo que são uma alternativa evidente aos ETF “originais” americanos.
Seleção ‘Proteste investe’
No quadro, incluido na revista mensal, de fundos e ETF já selecionamos e incluímos preferencialmente ETF do tipo UCITS sempre que há essa alternativa entre os melhores de cada categoria.
No nosso site, a seleção é mais ampla e é possível encontrar ambos os tipos de ETF.
Dada a evolução do mercado, que a nossa seleção acompanha, em breve, todos os ETF americanos terão um correspondente europeu.
Se quiser obter uma listagem apenas com ETF UCITS utilize o filtro da “entidade comercializadora” e escolha apenas as bolsas europeias como o grupo Euronext, Xetra -Frankfurt e Londres.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.