Potencial do ouro azul
Apesar do setor da água ser considerado defensivo, os melhores ETF da categoria tiveram um desempenho assinalável. Em cinco anos valorizaram cresceu cerca de 75%, isto é cerca 12% ao ano. Uma performance apenas ligeiramente aquém da média das ações globais que foi “carregada” pelas tecnológicas.
E o setor da água mantém ainda um bom potencial. Por um lado, aos níveis atuais, as ações das empresas deste setor apresentam um rácio PER de 14,3, enquanto a média das ações mundiais está em 17,2. Ou seja, comparativamente permanecem mais baratas.
Por outro lado, historicamente estão igualmente atrativas, pois o PER atual de 14,3 é inferior à media histórica de 15. Ou seja, o crescimento dos resultados tem mais do que compensado a subida das cotações.
Por fim, o setor é considerado uma aposta verde e, por isso, recebe investimentos significativos de fundos sustentáveis. O setor da água permanece um bom complemento para a carteira, sobretudo para os investidores mais preocupados com a sustentabilidade.
Que ETF escolher?
O ETF com melhor avaliação, Amundi MSCI Water (FR0010527275) tem o inconveniente de distribuir rendimentos, o que não é fiscalmente favorável quando se investe a longo prazo.
Assim, a nossa recomendação recai no L&G Clean Water UCITS ETF USD Acc (IE00BK5BC891), cujo desempenho é também bom. Este ETF obteve a segunda maior valorização acumulada em cinco anos (75%).
A maior exposição geográfica do L&G Clean Water é aos EUA com um peso de 58%, seguido pelo Reino Unido com 15%. No total, tem 58 ações em carteira, um dos mais diversificados da categoria.
Por fim, é um ETF que se enquadra no artigo 9.º do SFDR, ou seja, o mais elevado em termos de respeito por critérios de sustentabilidade. O L&G Clean Water UCITS ETF USD Acc é negociado no Xetra (Frankfurt) em euros, mas também na bolsa de Londres (em dólares e pence).
Se preferir fundos tradicionais de gestão ativa, a melhor opção será o Thematics Water Fund R/A EUR (LU1951229035), comercializado pelo Banco Best.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.