O Santander Ações América A (ISIN:PTYMCBLM0004) é um fundo de investimento em ações norte-americanas cuja carteira está aplicada esmagadoramente nos Estados Unidos, mas também no Canadá.
Contudo, o fundo não aplica diretamente em ações. Funciona no enquadramento dos denominados fundos feeder e master. Por outras palavras, investe unicamente num outro fundo do grupo Santander e sediado no Luxemburgo: o Santander Go North American Equity Me Eur C (LU2069327836).
O Santander Ações América detém também uma pequena parte da carteira em liquidez.
Onde investe?
A política de investimento fundo master, que consta da carteira do Santander Ações América, refere que “favorece empresas bem conhecidas, com vantagens competitivas sustentáveis, com capacidade para reafetar capital a taxas de retorno elevadas”.
Por exemplo, entre as empresas com maior peso, detinha a Uber, Cloudflare, Shopify (canadiana), Roblox, AirBnB e DoorDash. Em suma, centra-se em empresas cujo modelo de negócio tem uma rentabilidade muito longe da fama.
Com os prejuízos recorrentes ainda a ser a regra, estas ações são o expoente máximo das growth stocks.
Rentabilidade
A opção por empresas particularmente arriscadas e uma carteira pouco diversificada para um fundo (tem apenas 26 empresas) refletem-se bastante nos resultados.
Este ano, em que as techs voltaram à moda, o fundo acumula um ganho de 19,9% contra uma valorização média de 11,8% da categoria de ações dos EUA, mas aquém dos 26,5% obtidos pelo índice Nasdaq.
Contudo, se olharmos no período dos últimos cinco anos, onde ocorreram altos e baixos do mercado, o resultado foi desastroso. Uma perda anual média de 5,6%. O pior resultado da categoria e bem longe do ganho médio de 9,9%.
Conselho
O mercado acionista norte-americano continua presente nas nossas carteiras e recomendações. Os seus trunfos são inegáveis, mas centrar a “aposta” no Santander Ações América, ou seja, apenas num pequeno conjunto de empresas cuja rentabilidade é desoladora, é desaconselhável.
O fundo Santander Ações América obtém uma avaliação de apenas 14 pontos (0 a 100) à luz do indicador da Proteste Investe. É fraco, sendo, portanto, um fundo a evitar.
Dispõe dos fundos e ETF seguintes com bastantes mais provas dadas:
- Se quer maior exposição a ações de crescimento, dispõe do ETF Amundi NASDAQ 100 EUR C (LU1681038243) com um score de 99 pontos.
- Para maior cobertura do mercado americano tem o ETF iShares MSCI USA SRI Acc (IE00BYVJRR92) igualmente com 99 pontos.
- Se em vez de ETF quiser ficar entre os fundos ativamente geridos, o Ninety One GSF American Franchise A Acc (LU0345774391) é o mais bem posicionado com 88 pontos.