Análise

Canadá: juros em 5%

Publicado em:  17 julho 2023
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

O Canadá mantém um bom potencial com a inflação a cair acentuadamente desde o verão passado. 

O Banco do Canadá aumentou a taxa de juro diretora para 5%, a décima subida desde março de 2022.

A inflação caiu acentuadamente desde o pico do verão passado (de 8,1% para 3,4% em maio), mas essa tendência está a desacelerar devido ao bom consumo das famílias (mercado de trabalho suporta os salários, menos poupança, crescimento excecional da população).

À medida que as subidas das taxas de juro se repercutem nas condições de crédito, a atividade económica irá ressentir-se nos próximos trimestres.

Mas, apesar deste crescimento mais fraco, o banco central espera que a inflação regresse aos 2% apenas em meados de 2025.

Resta agora saber se será paciente ou se irá ainda mais longe no aumento dos juros. Neste momento, os investidores ainda veem um aumento em setembro, antes do fim deste ciclo.

Dinâmico, tanto demográfica como economicamente, rico em matérias-primas e beneficiando de um fácil acesso ao mercado norte-americano, o Canadá mantém um bom potencial.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.