Accenture, IBM, Intel, Trigano
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
O volume de negócios da Accenture aumentou
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
O volume de negócios da Accenture aumentou
Accenture
Comprar
A Accenture apresentou resultados anuais de 2024/25 (fecho a 31/08) em linha com as nossas estimativas. O volume de negócios aumentou 7% e o lucro por ação atingiu 12,29 dólares (+8%).
A subida de 6% nas encomendas no último trimestre, após dois trimestres consecutivos de recuo, é encorajadora, mas a expansão permanecerá moderada em 2025/26.
A Accenture prevê um crescimento do volume de negócios entre 4% e 7% e do lucro por ação entre 5% e 8%. A fraqueza atual resulta sobretudo do abrandamento da atividade de consultoria (50% das receitas: +6% em 2024/25), enquanto a área de externalização continua dinâmica (+9%).
Numa conjuntura económica instável, as empresas clientes concentram-se na redução de custos. Os concorrentes enfrentam a mesma realidade, mas a Accenture tem vantagens únicas, nomeadamente a sua competência em IA generativa.
As encomendas nesta área aumentaram 80% e 8,4% do total no último trimestre (5% há um ano). Trata-se de um catalisador decisivo para Accenture. Estimamos lucro por ação de 13,8 dólares em 2025/26 e de 15,4 dólares em 2026/27.
A ação negoceia a menos de 19 vezes os lucros, uma valorização ao menor nível desde 2017. É uma oportunidade de entrada em condições atrativas numa ação de elevada qualidade.
IBM
Manter
A IBM anunciou um teste promissor de um algoritmo de negociação de obrigações através da computação quântica, em parceria com o banco HSBC. Pioneira neste domínio, a IBM está bem posicionada para beneficiar do desenvolvimento desta tecnologia inovadora.
Intel
Manter
A cotação da Intel continua a subir após notícias de que o grupo estará a negociar com potenciais novos parceiros, como a Apple e a TSMC. O entusiasmo renovado em torno do título fez a cotação acumular uma valorização superior a 70% desde o início do ano.
Trigano
Comprar
A Trigano apresentou um volume de negócios de 3,7 mil milhões de euros. Trata-se de uma queda de 6,8% devido ao ajustamento aos excessos de inventários num quadro de transição regulamentar (passagem para a norma ambiental europeia Euro 6e).
Apesar deste recuo, a Trigano manteve uma rentabilidade sólida, com uma margem operacional corrente em torno de 9% e uma tesouraria operacional recorde de cerca de 500 milhões de euros.