Análise

5 ações de baixo risco para investir

investir acoes

Após o susto com a guerra comercial, as bolsas já recuperaram parte das perdas.

Publicado em: 16 maio 2025
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

investir acoes

Após o susto com a guerra comercial, as bolsas já recuperaram parte das perdas.

Há sempre risco associado ao investimento em ações, mas é possível minimizar esse risco optando por ações pouco voláteis. Conheça as nossas cinco eleitas.

Se não tem uma grande tolerância ao risco ou considera que o nível de risco da sua carteira está demasiado elevado tendo em conta o momento turbulento dos mercados acionistas, poderá ter interesse no investimento em ações de baixo risco.

O que são ações de baixo risco?

Todas as ações da nossa seleção estão sujeitas a uma análise rigorosa de risco, na qual avaliamos diversos fatores. Um deles é a volatilidade da cotação. A volatilidade refere-se à variação das cotações ao longo do tempo. Quanto mais os preços das ações oscilam, maior é a volatilidade.

Ações de baixo risco são títulos pouco voláteis, ou seja, sem grandes variações nas cotações.

Na escolha das ações, além do risco, analisamos também a situação macroeconómica, como as taxas de juro, inflação e crescimento económico, bem como o setor de atividade em que cada empresa opera e o seu posicionamento.

Consideramos igualmente os riscos específicos associados à empresa, como a sua saúde financeira e desempenho; e o risco setorial, que inclui regulamentações específicas e a concorrência no setor ou indústria em que a empresa opera, entre outros fatores relevantes.

Depois dessa avaliação atribuímos um nível de risco que varia entre um mínimo de 1 e um máximo de 5 a cada empresa. 

Nas 5 ações de baixo risco que elegemos, incluímos apenas empresas com os dois níveis de risco inferiores.

Quais as vantagens de investir em ações com baixa volatilidade?

Preservação de capital

A principal vantagem de investir em ações com baixa volatilidade é a redução de risco. Quando as ações são menos voláteis, tendem a ter movimentos de cotação mais previsíveis e menos extremos. A probabilidade de sofrer grandes perdas em curtos períodos é mais reduzida.

Rendimento estável

Investidores que procuram rendimento de dividendos, muitas vezes preferem ações com baixa volatilidade. Isto porque essas ações tendem a ter retornos mais estáveis ao longo do tempo.

Menos stress

Investir pode ser stressante, especialmente quando os mercados estão muito voláteis como atualmente. As ações com baixa volatilidade, proporcionam um ambiente de investimento mais tranquilo.

Quais são as ações com menos risco que aconselhamos comprar?

O conselho de compra é atribuído pelos nossos analistas após uma profunda análise à situação da empresa. Avaliamos a saúde económica e financeira, as perspetivas de evolução do negócio no futuro, assim como fatores específicos do setor em que opera e do ambiente macroeconómico em que está inserida.

Atualmente, na nossa seleção de ações, existe apenas uma empresa com recomendação de compra e a avaliação de risco mais baixa (nível 1), a holding belga Gimv.

Para complementar esta informação, incluímos mais quatro empresas que também possuem recomendação de compra, um nível de risco baixo (nível 2) e demonstram a baixa volatilidade das suas cotações. Estas empresas são a REN, a Diageo, a Bell Food e a Waste Connections (da menos para a mais volátil).

Estas cinco empresas podem ser uma boa opção para quem procure reduzir a risco da sua carteira de ações. No entanto, é importante lembrar que nenhuma estratégia de investimento está isenta de riscos, e a diversificação continua a desempenhar um papel fundamental na construção de uma carteira de investimentos sólida.

Gimv

Setor: Financeiro
ISIN: BE0003699130
Bolsa de Bruxelas
Risco: 1

A Gimv é uma empresa de investimento de capital de risco (venture capital) e private equity, com sede na Bélgica. O modelo de negócio consiste em investir em empresas com potencial de crescimento e ajudar a impulsionar o seu desenvolvimento, para posteriormente vender a participação com um ganho significativo. A grande prudência na avaliação das participações tem garantido o sucesso da Gimv.

REN

Setor: Energia e serviços públicos
ISIN: PTREL0AM0008
Bolsa de Lisboa
Risco: 2


A REN é a empresa que gere a infraestrutura de energia (eletricidade e gás) em Portugal, tendo também alguma atividade no Chile. O processo de transição energética poderá estimular um pouco o crescimento da atividade, mas não altera o perfil conservador do título, assente numa atividade estável. A cotação tem subido em 2025, beneficiando da descida das taxas de juro, e o bom rendimento do dividendo (5,7%) é outro dos atrativos do título.

Diageo

Setor: Alimentação e bebidas
ISIN: GB0002374006
Bolsa de Londres
Risco: 2

A Diageo é uma das maiores empresas globais de bebidas alcoólicas, com um portefólio diversificado que inclui marcas icónicas de whisky, vodka e cerveja. Destaca-se pela sua capacidade de gerar fluxos de caixa estáveis através de produtos premium e pela forte presença em mercados emergentes e desenvolvidos. A aposta contínua na inovação e em tendências de consumo sustentável tem fortalecido a sua posição competitiva.

Bell Food

Setor: Alimentação
ISIN: CH0315966322
Bolsa de Zurique
Risco: 2

A Bell Food é uma das principais empresas europeias de transformação de carne e pronto-a-comer. Oferece uma vasta gama de carnes, charcutaria, produtos do mar e pratos preparados. Como atua no setor alimentar é menos sensível aos ciclos económicos e mesmo em períodos de abrandamento económico ou de recessão, a procura pelos seus produtos tende a manter-se relativamente estável.

Além disso, ao ter os seus próprios matadouros e unidades de corte na Suíça, a Bell assegura previsibilidade na cadeia de produção, reduzindo a dependência das importações. Por isso, está pouco exposta às tarifas e consegue gerir melhor os custos das mercadorias. É uma empresa com uma boa rentabilidade e estrutura financeira e com um baixo risco.

Waste Connections

Setor: Serviços públicos
ISIN: CA94106B1013
Bolsa de Nova Iorque
Risco: 2

A Waste Connections é uma das principais empresas norte-americanas no setor de gestão de resíduos e serviços ambientais. Combina serviços de recolha, transferência, reciclagem e eliminação de resíduos sólidos com foco em mercados secundários, onde possui vantagem competitiva. O modelo de negócio resiliente beneficia de contratos estáveis e margens consistentes, o que reforça o crescimento sustentável a longo prazo.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.