Análise

Ações do Benfica de Luis Filipe Vieira vão a leilão. Será que posso comprar?

obrigacoes benfica

Estas ações, detidas pelo antigo presidente do clube Luis Filipe Vieira, foram arrestadas pelo Novo Banco em 2021.

Publicado em: 06 maio 2025
Tempo estimado de leitura: ##TIME## min.

Partilhe este artigo

Autor:  Análise da equipa de analistas da DECO PROteste Investe

obrigacoes benfica

Estas ações, detidas pelo antigo presidente do clube Luis Filipe Vieira, foram arrestadas pelo Novo Banco em 2021.

As ações da Benfica SAD estão cotadas em bolsa desde maio de 2007, onde podem ser negociadas por qualquer investidor. A cotação fechou ontem, dia 5 de maio, a 3,95 euros, abaixo do valor nominal de 5 euros.

A alguns dias do dérbi que poderá decidir o título de campeão nacional de futebol, foi conhecida a notícia de que o Novo Banco mandatou uma casa de investimento espanhola, a JB Capital, para vender 753 615 ações da SAD do Benfica, correspondentes a 3,28% do seu capital.

Estas ações, detidas pelo antigo presidente do clube Luis Filipe Vieira, foram arrestadas pelo Novo Banco em 2021, em resultado de uma providência cautelar paralela a uma ação executiva na qual o banco reclamava o reembolso de um financiamento feito à Promovalor, empresa detida por Luis Filipe Vieira.

A venda será feita através de um leilão. Embora os detalhes específicos sobre os critérios de participação no leilão não tenham sido divulgados publicamente, é comum que operações deste tipo sejam direcionadas a investidores institucionais ou qualificados, como fundos de investimento, bancos e sociedades gestoras de ativos, pelo que não se destinam a investidores particulares.

O próprio clube poderá participar no leilão, visando o reforço da sua posição na SAD, da qual já detém diretamente 40% do capital mais 23,65% através da Sport Lisboa e Benfica, SGPS, S.A. (participação total de 63,65%).

"Jogo" de alto risco

Recorde-se que as ações da Benfica SAD estão cotadas em bolsa desde maio de 2007, onde podem ser negociadas por qualquer investidor. A cotação fechou ontem, dia 5 de maio, a 3,95 euros, abaixo do valor nominal de 5 euros. Aliás, ao longo de 18 anos de cotação bolsista, o preço das ações apenas superou os 5 euros durante um curto período, em 2022.

A DECO PROteste Investe não acompanha as ações dos clubes de futebol cotadas em bolsa, mas alerta que dada a sua (muitas vezes) precária saúde financeira, o risco da atividade com uma forte dependência dos lucros/prejuízos de fatores relativamente aleatórios, como os resultados desportivos e a venda de jogadores, são um investimento de risco elevado.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.