O desempenho positivo da Navigator, que gerou 2 088 milhões de euros (+7,4%), e da Secil, com receitas de 701,8 milhões de euros (+1,4%), sustentou o crescimento da Semapa.
No entanto, o EBITDA registou um crescimento mais moderado de 4,6%, para 702,7 milhões de euros. Com os contributos da Navigator (+9,0%) e da Secil (+3,9%) a compensar o desempenho pouco positivo dos outros negócios (ambiente e bicicletas, que têm pouco peso no volume de negócios).
Na Navigator, destaca-se a redução significativa dos custos variáveis. No segmento de cimento, a evolução positiva do EBITDA resultou da contribuição dos negócios em Portugal, Brasil e Tunísia, que permitiu contrabalançar a performance negativa da atividade no Líbano.
Apesar do crescimento das receitas e do EBITDA, o lucro líquido recuou 4,8% para 232,7 milhões de euros (2,91 euros por ação). Esta quebra deve-se essencialmente ao aumento das depreciações, amortizações e perdas por imparidade, que agravaram os custos em 37,5 milhões de euros.
Também a redução da apropriação de resultados em empresas associadas (-6,5 milhões de euros) e o agravamento dos resultados financeiros líquidos em 4 milhões de euros contribuíram para esta diminuição dos lucros.
A dívida líquida da Semapa fixou-se nos 1 091,7 milhões de euros, um aumento de 79,7 milhões face a 2023. A empresa mantém, no entanto, o rácio de dívida líquida sobre o EBITDA em 1,55 vezes o EBITDA, bastante inferior ao limite máximo recomendado de 3 vezes o EBITDA.
O conselho de administração da Semapa vai propor aos acionistas um dividendo bruto de 0,626 euros por ação, valor idêntico ao do ano anterior e que se traduz num payout (percentagem dos lucros distribuídos em dividendos) de 21,5%.
Apesar dos lucros ligeiramente abaixo do que esperávamos em 2024 (prevíamos 3 euros por ação), mantemos as previsões para 2025 nos 3 euros e 3,2 euros em 2026.
Conselho
As participadas da Semapa continuam a fortalecer a sua presença em mercados estratégicos, como demonstra a aquisição da Navigator Tissue UK. Espera-se que a performance da Triangle’s (bicicletas) e da ETSA (ambiente) melhore nos anos vindouros.
A manutenção do dividendo, apesar da ligeira queda dos lucros também é um bom indicador. Por fim, os rácios de avaliação atuais sugerem que a ação pode estar subvalorizada. Compre