Swatch: mudança de conselho
Publicado em: 04 fevereiro 2025Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
A Swatch encerrou 2024 com uma quebra de 14,6% no volume de negócios. A forte redução da procura na China e nos mercados com grande afluência de turistas chineses persistiu na segunda metade do ano, levando a uma queda de 30% nas vendas.
Embora o desempenho tenha sido mais positivo noutros mercados, como os Estados Unidos, o impacto global nos resultados foi significativo.
Esta contração afetou fortemente o lucro operacional, que, após dedução da parte correspondente aos custos plurianuais, caiu de 1191 milhões para 304 milhões de francos suíços, refletindo-se na descida do lucro por ação de 16,76 para 3,74 francos suíços.
Para 2025, a Swatch mantém uma postura otimista quanto ao regresso ao crescimento, mas sem apresentar pormenores concretos. Dada a incerteza, reduzimos as nossas previsões de lucro por ação para 8 francos suíços em 2025 e 10 francos suíços em 2026.
Em suma, 2024 foi negativo para a Swatch e a descida da cotação contribuiu para manter os múltiplos de valorização em níveis relativamente baixos, ainda que não tenha compensado totalmente a revisão em baixa das nossas estimativas.
Enquanto não houver maior clareza sobre a evolução do mercado chinês, optamos por alterar o conselho de comprar para manter.