American Express: entrada na seleção
Publicado em: 31 janeiro 2025Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
Autor: Análise da equipa internacional de analistas da Euroconsumers
O mercado de cartões de pagamento continua a crescer e a American Express publicou bons resultados que validam a estratégia de crescimento. No 4.º trimestre de 2024, os montantes gastos pelos titulares de cartões Amex ascenderam a 408 mil milhões de dólares, mais 8% face a 2023.
Para o consumidor americano (48% do lucro bruto), a subida foi de 9%. Nas empresas (25%), os gastos com cartões cresceram 4%. Além do crescimento das receitas, o grupo beneficiou de menores provisões beneficia do seu posicionamento de (muito) gama alta, que se destina a clientes mais ricos.
Esta é uma grande diferença face aos seus concorrentes Visa e Mastercard, cujos resultados são mais sensíveis a variações no poder de compra. A Amex pode cobrar taxas mais elevadas aos seus clientes em troca de mais serviços premium.
O grupo reafirma os objetivos de crescimento a longo prazo, como o ambicioso aumento anual de 10% do VN. A Amex ambiciona uma presença internacional mais forte, uma base de clientes mais jovem, mas com elevado poder de compra e mais pequenas empresas americanas. A economia dos EUA deverá continuar dinâmica em 2025 e 2026 e ajudará o grupo a atingir os seus objetivos.
Os resultados de 2024 estão em linha com as expectativas, confirmando os benefícios da estratégia de crescimento da Amex. Compre.