Os resultados trimestrais confirmam as qualidades da empresa. No período, o volume de negócios cresceu 10%, graças a aquisições e preços mais altos. Excluindo essas aquisições, as vendas cresceram 5% (um bom nível), impulsionadas pelo dinamismo da economia americana. Mais crescimento económico implica mais desperdícios a tratar. O lucro por ação foi de 0,6 dólares, em linha com nossas expectativas.
A Waste Connections possui um balanço sólido e gerou um bom nível de liquidez no final do terceiro trimestre. Esta combinação permitirá ao grupo prosseguir com a sua estratégia de aquisições regulares.
Desde o início do ano, o grupo realizou 13 aquisições, contra 20 em 2018 e 14 em 2017. A empresa continua focada nas áreas rurais, onde a concorrência é menos intensa, do que nas áreas urbanas.
Outro fator positivo é que o mercado de recolha de resíduos permanece muito fragmentado nos Estados Unidos, o que permite que o grupo cresça sem pagar em excesso pelas aquisições. Uma vez incorporadas no grupo, são reestruturadas para melhorar a rentabilidade.
Para 2019 e 2020, mantemos as estimativas de lucros por ação em 2,2 dólares e 2,4 dólares, respetivamente, com base na nossa previsão para a evolução da economia dos Estados Unidos.
Cotação à data da análise: 89,67 dólares