O desempenho da Navigator no terceiro trimestre de 2019 foi um pouco pior do que antecipávamos. Dois fatores são os principais responsáveis por este desvio: a estabilização nos preços da pasta de papel, que não se materializou ainda, e as vendas de papel, que tiveram uma queda abrupta na Europa e nos Estados Unidos, e que poderá ser devido a uma redução de stocks perante a incerteza económica.
Assim, nos primeiros nove meses de 2019, por comparação com o mesmo período do ano anterior, as vendas progrediram ligeiramente (graças a maiores volumes vendidos de pasta e tissue) mas a margem EBITDA recuou 1,4 pontos percentuais para 22,2%, sobretudo devido à queda do preço da pasta e ao aumento de custos dos materiais.
Os resultados financeiros melhoraram 31%, tendo beneficiado de efeitos não – recorrentes. Tudo isto conduziu a uma queda de 14,1% do resultado líquido.
As nossas estimativas são revistas em baixa, esperando agora um lucro por ação de 0,27 euros em 2019 e 2020 (antes, 0,30 e 0,32 euros, respetivamente). Esperamos agora que a recuperação dos preços da pasta só ocorra durante 2020, no melhor cenário. A Navigator continua barata mas está vulnerável às incertezas quanto à economia. Preferimos a prudência: mantenha.
Cotação à data da análise: 3,62 euros