A empresa-mãe do Google, a Alphabet, registou resultados mistos no terceiro trimestre de 2019, com uma queda de 23% do lucro líquido: 7,1 mil milhões (10,2 dólares por ação). Esse resultado, abaixo das nossas expectativas é devido a vários fatores.
Primeiro, a margem operacional, que era de 23% (contra 26% há um ano), foi afetada pela expansão da atividade em novas áreas, como a computação em nuvem ou a inteligência artificial. Na medida em que, para financiar o seu desenvolvimento, a Alphabet deve assumir pesados investimentos (pessoal, infra-estruturas) essas novas atividades geram pouco ou nenhum dinheiro.
Segundo, o resultado (financeiro) foi reduzido por perdas não realizadas noutras empresas. Finalmente, o grupo foi atingido por uma taxa de imposto mais elevada do que em 2018 (18% contra 9%). Devido a esse resultado pouco claro, reduzimos as previsões de lucro por ação para 50 dólares em 2019 (55 anteriormente) e 55 dólares em 2020 (antes 60). Mas estamos confiantes nas perspetivas da Alphabet a longo prazo.
Graças à força do motor de pesquisa do Google e da sua base de utilizadores, o grupo continua a dominar o mercado de publicidade online. Uma dinâmica que deve apoiar o crescimento dos resultados nos próximos anos.
Cotação à data da análise: 1272,25 dólares