De acordo com os bons resultados trimestrais divulgados, a estratégia de focar o seu portfólio em produtos de sucesso e na redução de custos está a dar frutos,
Nos últimos anos, o grupo Procter & Gamble recentrou o seu importante portfólio de produtos. Vendeu os Chips Pringles, os alimentos para animais e as pilhas Duracell. Em 2016, vendeu várias marcas de perfumes e cosméticos ao seu compatriota Coty. Consequentemente, este enfoque em marcas mais fortes e mais rentáveis já está a trazer retorno. Isso mesmo ficou ilustrado pelas vendas do quarto trimestre de 2018/19 (o exercício contabilístico terminou no final de junho), com um aumento de 7%, excluindo efeitos cambiais e de operações de compra e venda de outras atividades.
A P&G realmente beneficiou de um bom volume de vendas, apesar do grupo ter aumentado os seus preços para compensar o incremento nos custos de transporte e das matérias-primas causados pela valorização do dólar americano. Amparado também pela redução de custos, o outro ponto positivo é o aumento da margem operacional de 18,3 para 19,6% (em base comparável).
Contudo, estes bons resultados estão já assimilados no preço do título. Assim, após o forte aumento da cotação das ações nos últimos meses, o potencial de valorização agora parece limitado. Esperamos um lucro por ação de 4,75 dólares para 2019/20 e 5 dólares para 2020/21. Alteramos o nosso conselho de manter para vender.
Cotação à data de análise:119,75 dólares