A MDC Holdings teve um excelente ano de 2018. As suas vendas cresceram 19%, elevando os lucros da empresa para 3,76 dólares por ação (+47%). A atividade do grupo, no entanto, deverá ter atingido um ponto alto no ano passado. Ainda que, em 2019, o mercado americano venha a ser apoiado pelo bom desempenho económico (aumento dos salários, crescimento do emprego), é natural que após vários anos de aumentos de preços, e alguma apreensão sobre a evolução das taxas de juro, os compradores de imóveis se mostrem mais prudentes.
No final de dezembro, a carteira de encomendas da construtora caiu 11%. Para vender as suas casas, a MDC Holdings será forçada a conceder descontos que certamente irão corroer as margens. Contudo, para enfrentar estas alterações nas condições do mercado, a empresa americana já tem vindo a redirecionar ao longo dos anos a sua oferta para casas de baixo custo. Uma estratégia que deve permitir um bom desempenho no futuro próximo.
Por fim, como nos dois anos anteriores, a MDC Holdings recompensou os seus acionistas com o pagamento de um dividendo extraordinário de 8%, sob a forma de ações, e na proporção de uma ação, por cada 12,5 ações detidas, da MDC Holdings. Essas novas ações foram distribuídas a 28 de fevereiro. Manter.
Cotação à data da análise: 28,47 dólares