Sem surpresa o volume de negócios no terceiro trimestre aumentou 7,7% face a igual período do ano passado. Foi um crescimento com contribuição positiva de todas as áreas de negócio, nomeadamente do retalho (+11,4%). A nível operacional, a rentabilidade baixou, com a margem EBITDA a cair 1,3% em base comparável.
No terceiro trimestre a Sonae obteve lucros por ação de 0,054 euros, mas este valor foi impulsionado pelo ganho de capital equivalente a 0,024 euros por ação que resultou da aquisição da participação de 20% da Sonae Sierra (SR), passando a Sonae a deter 70% e a consolidar integralmente esta empresa. Se incluirmos a consolidação da dívida líquida da SR, no final dos nove meses a dívida líquida teria diminuído 10,1%.
Nota positiva para a Worten cujo volume de negócios subiu 7,8% com uma variação de vendas like-for-like de 4,2%, beneficiando da forte estratégia de investimento nas vendas online e expansão de lojas no mercado espanhol.
De janeiro a setembro, a Sonae acumulou lucros de 0,11 euros por ação superando as nossas estimativas. Tendo em conta estes resultados que incluem o incremento de 46 milhões de euros nos ganhos não recorrentes, revemos em alta as estimativas para este ano de 0,10 para 0,13 euros por ação. Mantemos em 0,10 euros para 2019. Aproveite a descida do título e compre.
Cotação à data de análise: 0,82 euros