Na reunião anual do setor bancário, o governador do Banco de Portugal anunciou que irá propor simplificações significativas na abertura e do encerramento de contas bancárias. Álvaro Santos Pereira acrescentou que irão equacionar também a portabilidade e transferência do iBan e/ou de contas para os clientes que queiram mudar de banco.
O governador do Banco de Portugal garantiu, igualmente, que "a supervisão irá manter-se exigente, atenta e vigilante, ou, se preferirem, intrusiva".
Perante o aumento de tensões geopolíticas e riscos de instabilidade financeira, aconselhou os bancos a não se acomodarem "com o sucesso recente". "Usem esta oportunidade para diminuir vulnerabilidades e reforçar a resiliência das vossas instituições. Planeiem adequadamente para os melhores e os piores cenários, bem como para eventualidades inesperadas."
Proteção contra ciberataques
O crescente número de ciberataques e a utilização cada vez mais massificada dos canais digitais levou Álvaro Santos Pereira a alertar os bancos para o investimento insuficiente na transformação digital.
Recentemente, o Banco de Portugal aconselhou os cidadãos a terem algum dinheiro físico disponível em casa, para casos de emergência como ciberataques, apagões, ou desastres naturais.
Perguntas Frequentes
É seguro guardar dinheiro em casa?
Guardar uma pequena quantia para emergências pode ser útil, mas valores elevados aumentam os riscos de perda ou roubo.
Quanto dinheiro devo guardar em casa?
O montante depende das necessidades de cada agregado familiar, mas deve ser suficiente para cobrir despesas essenciais em situações excecionais.
Porque recomenda o Banco de Portugal ter dinheiro em casa?
A recomendação pretende garantir acesso a meios de pagamento em caso de falhas temporárias dos sistemas eletrónicos.
Onde guardar dinheiro em casa com segurança?
O dinheiro deve ser guardado num local discreto, seguro e conhecido apenas pelos membros do agregado familiar.
É melhor guardar dinheiro em casa ou no banco?
Os depósitos bancários oferecem maior proteção para a maioria das poupanças, enquanto uma pequena reserva em numerário pode ser útil para emergências.