O que muda com as novas regras das transferências imediatas em Portugal?
A partir de agora, todos os bancos que oferecem transferências tradicionais passam a ser obrigados a disponibilizar transferências imediatas, com custos iguais ou inferiores, maior segurança através da verificação do beneficiário e disponibilidade total — 24 horas por dia, todos os dias do ano.
O que são transferências imediatas e como funcionam
As transferências imediatas permitem enviar dinheiro entre contas em segundos, dentro da área SEPA, a qualquer hora e dia do ano. São ideais para pagamentos urgentes, compras online ou situações em que a rapidez é essencial. A operação é concluída em poucos segundos, com confirmação imediata para o utilizador.
O que muda com as novas regras do Banco de Portugal
Desde outubro de 2025, os prestadores de serviços de pagamento são obrigados a disponibilizar transferências imediatas, sempre que ofereçam transferências tradicionais, dando cumprimento às novas regras europeias. A medida visa garantir igualdade de acesso, segurança reforçada e custos mais baixos ou equivalentes aos das transferências normais.
Verificação do beneficiário: segurança reforçada
O serviço de verificação do beneficiário permite confirmar o nome do destinatário antes de enviar o dinheiro, reduzindo significativamente o risco de fraude ou erro. Esta camada extra de segurança fortalece a confiança nas operações digitais.
Já existente nas transferências nacionais desde 2024, passa agora a estar disponível para as operações em toda a área do euro. Quando não receber indicação do primeiro titular da conta ou quando este não for o beneficiário que pretende, pode indicar o nome da pessoa ou empresa para quem quer enviar o dinheiro e é informado se o mesmo corresponde a alguns dos titulares da conta de destino, confirmando se pretende avançar com a operação.
Custos e benefícios para consumidores e empresas
Os utilizadores beneficiam da rapidez e segurança das transferências imediatas sem pagar mais do que pagariam por uma transferência tradicional. Para empresas e comércio eletrónico, o impacto é positivo — liquidação imediata, maior liquidez e redução de riscos de incumprimento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.