É fundamental saber até que ponto está vinculado ao seu seguro de vida, ao seguro multirriscos-habitação ou mesmo à conta à ordem associada. Se contratou estes produtos para ter uma redução da taxa de juro do empréstimo, se os deixar de ter o banco pode aumentar a taxa de juro no valor previsto no contrato.
Ao contratar vários produtos associados ao crédito, como o seguro de vida, para reduzir a taxa de juro do empréstimo, o banco tem de informar quais os produtos e serviços associados. Também tem de indicar os efeitos no empréstimo de contratar esses produtos e descrever o impacto se os deixar de ter durante o contrato, nomeadamente o impacto na taxa de juro e no valor da prestação. Toda esta informação tem de estar presente na FINE (ficha de informação normalizada europeia).
Escolher um seguro de vida vantajoso
Contratar os seguros de vida e multirriscos-habitação diretamente no banco onde vai contratar o crédito à habitação tem várias vantagens. Desde logo a facilidade: é muito mais prático, o banco trata da contratação dos seguros, não precisa de contactar outras instituições e com o mesmo interlocutor contrata o empréstimo e os seguros. Outra vantagem é a redução da taxa de juro que obtém se contratar os seguros que o banco propõe, conseguindo assim uma prestação inferior.
Mas nem tudo são vantagens, na maioria das situações consegue contratar um seguro de vida muito mais barato noutra seguradora e a diferença pode não compensar a redução da taxa de juro proposta.
Por isso, deve analisar se a redução que vai obter no valor da prestação compensa o que vai pagar a mais no seguro de vida. Se não compensar opte pela taxa de juro mais elevada e contrate o seguro de vida fora do banco.
Algumas dicas para tomar a melhor decisão
- Compare sempre várias simulações. Consulte diferentes mediadores e compare com a proposta do banco. É frequente encontrar ofertas bastante mais económicas.
- Ao comparar várias simulações de seguro de vida, não se limite ao valor pago mensalmente durante o primeiro ano. Peça simulações completas com o plano de pagamento ao longo de todo o contrato. Assim consegue analisar o valor total que irá pagar pelo seguro.
- Se optar por um seguro fora do banco, pode não conseguir a taxa reduzida inicialmente proposta. Tente então negociar. Por exemplo, pode propor subscrever outro produto da instituição, mas mais uma vez tenha em atenção aos custos desse produto.
A reter
- Negocie: um seguro mais barato pode justificar a perda de uma taxa reduzida — sobretudo se conseguir compensar com outros produtos.