Tire o seu tempo
A taxa de juro inicialmente apresentada pode ainda ser alterada. Em alguns casos, a taxa final poderá ser mais elevada do que a anunciada inicialmente. E no pior dos cenários, o pedido pode ser recusado ou a avaliação real do imóvel ser inferior ao estimado e o banco não financiar o valor que precisava. Só a partir do momento em que recebe as características finais com a aprovação do crédito é que as condições se tornam realmente fiáveis.
Informação obrigatória na aprovação do crédito à habitação
Quando o empréstimo é aprovado, já depois da avaliação do imóvel, o banco tem de apresentar uma minuta do contrato de crédito e uma nova Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) com as condições finais do empréstimo. Este documento, que tem uma validade mínima de 30 dias, apresenta todos os dados importantes do empréstimo, como:
- A Taxa Anual Efetiva Global (TAEG), que inclui não só a taxa de juro, mas também encargos adicionais (como comissões de dossier e avaliação, custos da escritura, impostos e produtos obrigatórios como seguros de vida ou multirriscos-habitação).
- O valor das prestações mensais.
- As obrigações relativas a seguros.
- Os custos de produtos facultativos associados, como seguros obrigatórios.
A TAEG é o principal indicador para comparar propostas de crédito. Esta representa em percentagem o custo total que terá com o empréstimo, inclui juros, comissões, impostos, custos dos produtos associados ao crédito, entre outros encargos associados ao financiamento.
Dispõe de 7 dias para decidir
A reter
- A FINE apresenta todas as informações essenciais a analisar.
- Tem 7 dias para aceitar ou recusar a proposta, durante este período o contrato de crédito não pode ser celebrado.
- Nunca assine sob pressão: mantenha a sua liberdade de decisão, as condições indicadas na FINE final têm uma validade mínima de 30 dias.