Frigoríficos

NÃO FAZ FRIO SUFICIENTE

Se o seu frigorífico já não estiver a arrefecer adequadamente, é provável que tenha um cabo elétrico com defeito, vedantes da porta partidos ou desgastados, acumulação de gelo no interior, termóstato mal ajustado, circulação de ar insuficiente, compressor com defeito ou fuga de líquido de refrigeração. Saiba como resolver estes problemas.
Soluções possíveis

SOLUÇÃO: VERIFICAR O CABO ELÉTRICO

  • Verifique se a ficha está firmemente inserida na tomada e ligada diretamente, sem utilizar um cabo de extensão ou uma extensão.
  • Verifique também se o cabo está intacto. Caso a proteção esteja danificada ou o cabo torcido ou deformado, chame um técnico.
  • Verifique também se, eventualmente, há falta de corrente elétrica em casa (ou se o disjuntor deste circuito disparou).

SOLUÇÃO: SUBSTITUIR A BORRACHA DA PORTA

A borracha à volta da porta do frigorífico é um isolamento para evitar a perda de frio do eletrodoméstico, pois permite que o frigorífico mantenha uma temperatura baixa e constante. Se a borracha estiver danificada ou desgastada, o frigorífico já não irá fechar corretamente e o aparelho já não arrefece o suficiente para conservar os alimentos da forma ideal.

Para verificar se tem um problema na borracha da porta, faça um teste simples. Tente prender uma folha de papel à porta: se a porta não segurar a folha significa que a borracha poderá ter de ser trocada.

Algumas borrachas são de encaixe e podem ser trocadas; outras são vulcanizadas na porta. Nesse caso, terá de recorrer à assistência técnica. Confirme no manual de instruções (ou pergunte à marca) se pode trocar a borracha.

Nessa situação, para substituir a borracha, comece sempre por um dos dois cantos superiores da porta. Para removê-la, destaque a borracha num canto e puxe na sua direção. Deve retirá-la de toda a porta. Para colocar a nova borracha, comece também por um dos cantos superiores e fixe-a bem, pressionando-a. De seguida, continue a pressioná-la, encaixando-a em toda a parte superior da porta. Quando estiver bem fixa na parte superior, desça pelas laterais, pressionando da mesma forma. Finalize na parte inferior.

Como fazer a manutenção dos vedantes da porta do seu frigorífico

Mesmo que fechem bem, é melhor manter os vedantes da porta do seu frigorífico em boas condições. Limpe-os com uma esponja macia humedecida em água morna e um pouco de produto de limpeza multiusos suave para remover resíduos de alimentos e bolor. Não utilize produtos de limpeza abrasivos ou agressivos.

SOLUÇÃO: DESCONGELAR O FRIGORÍFICO

Ao contrário dos frigoríficos “no frost”, nos frigorificos estáticos, pode formar-se uma fina camada de gelo. Estes aparelhos requerem uma manutenção especial: devem ser descongelados regularmente, para que funcionem devidamente e não aumentem o seu consumo de energia. 

Se o seu frigorífico já não estiver suficientemente frio e notar uma fina camada de gelo no interior, será necessário descongelá-lo. O gelo do congelador tem de ser removido quando a sua espessura é superior a cerca de 2 mm. Siga estes  passos:

  • desligue o dispositivo;
  • armazene temporariamente o conteúdo num local fresco, como outro frigorífico, uma cave fresca ou uma garagem;
  • coloque uma toalha grande ou um pano no chão para absorver a água do descongelamento. Alguns dispositivos estão equipados com tabuleiros especiais para esta finalidade;
  • aproveite este momento de remoção do gelo para limpar bem o seu frigorífico com sabão e um pouco de bicarbonato de sódio;
  • ligue novamente o frigorífico e só o reabasteça quando a temperatura correta for atingida.
Existem vários truques na internet para acelerar o processo de descongelação utilizando tabuleiros de água quente, mas evite utilizá-los. O choque térmico pode danificar o equipamento.

SOLUÇÃO: SUBSTITUIR O TERMÓSTATO

Verifique se o termóstato ainda está a funcionar

É o termóstato que regula a temperatura no interior do frigorífico, pelo que uma falha tem consequências imediatas no arrefecimento.

  • Botão no frigorífico para termóstato.Ajuste o termóstato para a temperatura mínima. Se este ajuste nada mudar, o termóstato pode estar com defeito e ter de ser substituído.
  • Também pode colocar um termómetro no frigorífico para verificar se a temperatura corresponde, realmente, à configuração do termóstato.
  • Veja também se as temperaturas selecionadas no termóstato estão muito quentes para a temperatura exterior. Regule o termóstato para uma temperatura entre 5ºC e 7ºC no compartimento de refrigeração e -18ºC no congelador. Quando encher o frigorífico, ajuste-o para uma temperatura mais baixa, para que fique mais frio (3ºC, por exemplo). Regule para uma temperatura mais alta quando estiver mais vazio (como 5ºC).

Se necessitar de substituir o termostato deve pedir ajuda a um profissional.

SOLUÇÃO: VERIFICAR O ESPAÇO, O COMPRESSOR E O GÁS REFRIGERANTE

Dê mais espaço na parte de trás do frigorífico e afaste-o de fontes de calor

Deve manter sempre um espaço de, pelo menos, cinco centímetros entre a parte traseira do frigorífico e a parede para permitir a circulação do ar. Depois, deslize o frigorífico para fora para garantir que há espaço livre suficiente na parte de trás.

Compressor dentro de frigorífico.

Afaste o frigorífico das fontes de calor, como o fogão ou o forno, e não o coloque perto de uma janela, em especial com exposição direta ao sol.

Verifique se as grelhas de ventilação dentro do equipamento estão obstruídas, impedindo a circulação do ar frio, ou se as condições são apropriadas para a correta ventilação do equipamento (veja no manual de instruções). Siga os conselhos para uma correta instalação do frigorífico.

Mande reparar um compressor com defeito

Um compressor com defeito também impede a circulação adequada do ar e, em consequência, o arrefecimento adequado, o que é mais preocupante. O compressor está localizado na parte traseira do frigorífico e pode ser reconhecido pelo seu formato esférico. Em caso de avaria, deve chamar um técnico para fazer este trabalho.

Verifique se existem fugas de gás refrigerante

Um problema de arrefecimento também pode ser explicado por uma perda de gás refrigerante. Se a bobina estiver danificada, pode haver fuga de gás. Para reparação, é melhor contactar um profissional especializado.

Confirme se usa o frigorífico de forma correta

Além das causas técnicas, os problemas de arrefecimento também podem resultar de maus hábitos. Ao utilizar o seu frigorífico incorretamente, corre o risco de prejudicar o funcionamento adequado ou aumentar o consumo de energia do seu equipamento.

  • Descongele frigoríficos estáticos, pelo menos, uma vez por ano ou assim que notar a formação de gelo.
  • Deixe os recipientes quentes arrefecerem até à temperatura ambiente antes de colocá-los no frigorífico.
  • Limpe a grelha na parte de trás do frigorífico de vez em quando. A acumulação de pó nessa área pode afetar a troca de calor.
  • Certifique-se de que o ar pode circular à volta do dispositivo.
  • Não encha demasiado o frigorífico. Uma quantidade de alimentos superior ao limite do equipamento pode causar problemas.
  • Após colocar muitos alimentos no frigorífico, a zona de refrigeração ou o congelador demoram algumas horas a atingir a temperatura desejada. Nesses casos, e nalguns modelos, pode ativar a função de refrigeração ou de congelação rápida.
  • Não deixe a porta aberta, sem necessidade. Sempre que o faz, a temperatura interna aumenta e gasta mais energia. Retire os alimentos que precisar de uma vez só.
  • Limpe regularmente a grelha exterior com um aspirador ou com um pano seco, para uma maior eficiência.
  • Quando vai de férias, pode aproveitar para esvaziar o aparelho e desligá-lo ou, pelo menos, colocar o termóstato no mínimo.

Não funcionou?

Recorra aos serviços de um técnico.