SOLUÇÃO: COLOCAR O FRIGORÍFICO NUM LOCAL ADEQUADO
Ao abrir e fechar a porta do frigorífico com muita frequência, o consumo de energia do equipamento aumenta e o compressor fica mais sobrecarregado. Pode resultar compartimentar o frigorífico, por exemplo, acrescentando prateleiras.
Mas não é só o interior do frigorífico que importa. Também é necessário considerar o exterior do aparelho, especialmente a temperatura ambiente.
- Não exponha o frigorífico à luz solar direta, nem o coloque numa divisão muito fria. Uma temperatura ambiente demasiado baixa também é prejudicial para os sensores internos, que devem detetar a temperatura interior. Quando coloca novos alimentos no frigorífico, o aparelho deve começar a baixar a temperatura em conformidade. Se os sensores forem afetados, os alimentos no compartimento do frigorífico podem começar a congelar, e os alimentos no compartimento do congelador podem começar a aquecer.
- Deve manter sempre um espaço de, pelo menos, 5 centímetros entre a parte traseira do frigorífico e a parede para permitir a circulação do ar. Depois, deslize o frigorífico para fora para garantir que há espaço livre suficiente na parte de trás.
- Verifique se as grelhas de ventilação dentro do equipamento estão obstruídas, impedindo a circulação do ar frio, ou se as condições são apropriadas para a correta ventilação do equipamento (veja no manual de instruções). Com ou sem armários por cima do frigorífico, ou dos lados, deixe um espaço de 5 centímetros em relação a todas as superfícies (incluindo a parede) para garantir uma boa ventilação. Siga os conselhos para uma correta instalação do frigorífico.
SOLUÇÃO: DESCONGELAR O FRIGORÍFICO
Ao contrário dos frigoríficos “no frost”, nos frigorificos estáticos, pode formar-se uma fina camada de gelo. Estes aparelhos requerem uma manutenção especial: devem ser descongelados regularmente, para que funcionem devidamente e não aumentem o seu consumo de energia.
Se o seu frigorífico já não estiver suficientemente frio e notar uma fina camada de gelo no interior, será necessário descongelá-lo. O gelo do congelador tem de ser removido quando a sua espessura é superior a cerca de 2 mm. Siga estes passos:
- desligue o dispositivo;
- armazene temporariamente o conteúdo num local fresco, como outro frigorífico, uma cave fresca ou uma garagem;
- coloque uma toalha grande ou um pano no chão para absorver a água do descongelamento. Alguns dispositivos estão equipados com tabuleiros especiais para esta finalidade;
- aproveite este momento de remoção do gelo para limpar bem o seu frigorífico com sabão e um pouco de bicarbonato de sódio;
- ligue novamente o frigorífico e só o reabasteça quando a temperatura correta for atingida.
SOLUÇÃO: SUBSTITUIR O TERMÓSTATO
Verifique se o termóstato ainda está a funcionar
É o termóstato que regula a temperatura no interior do frigorífico, pelo que uma falha tem consequências imediatas no arrefecimento.
Ajuste o termóstato para a temperatura mínima. Se este ajuste nada mudar, o termóstato pode estar com defeito e ter de ser substituído.
- Também pode colocar um termómetro no frigorífico para verificar se a temperatura corresponde, realmente, à configuração do termóstato.
- Veja também se as temperaturas selecionadas no termóstato estão muito quentes para a temperatura exterior. Regule o termóstato para uma temperatura entre 5ºC e 7ºC no compartimento de refrigeração e -18ºC no congelador. Quando encher o frigorífico, ajuste-o para uma temperatura mais baixa, para que fique mais frio (3ºC, por exemplo). Regule para uma temperatura mais alta quando estiver mais vazio (como 5ºC).
Se necessitar de substituir o termostato deve pedir ajuda a um profissional.
SOLUÇÃO: VERIFICAR O ESPAÇO, O COMPRESSOR E O GÁS REFRIGERANTE
Aumente o espaço atrás do frigorífico
Mantenha sempre um espaço de, pelo menos, cinco centímetros entre a parte traseira do frigorífico e a parede para permitir a circulação do ar. Deslize o frigorífico para fora para garantir que há espaço livre suficiente na parte de trás do equipamento.Peça a reparação de um compressor com defeito
Um compressor com defeito também impede a circulação adequada do ar e o arrefecimento adequado. Encontra o compressor na parte traseira do frigorífico, podendo reconhecê-lo pelo seu formato esférico. Contrate um técnico para fazer a reparação.Verifique se existem fugas de gás refrigerante
Um problema de arrefecimento também se pode explicar por uma perda de gás refrigerante. Se a bobina estiver danificada, pode haver fuga de gás. Neste caso, contrate um profissional para fazer a reparação.