Contra-indicador

Um contra-indicador, ou contrarian indicator em inglês, é um sinal que, segundo os defensores desta noção, permite prever com alguma antecedência um movimento contrário no mercado de ações.

Assim, há quem argumente que o sentimento dos investidores é um contra-indicador. Por outras palavras, quanto mais optimistas os investidores, mais possibilidades existem de as bolsas recuarem, e vice-versa. De facto, um investidor que acredita que as bolsas vão subir já comprou. E quantos mais investidores já compraram, menores são as hipóteses de um aumento das cotações. Pelo contrário, se a maioria dos investidores já vendeu, as cotações poderão aumentar rapidamente.

Por outro lado, o pânico também pode ser um bom contra-indicador, ainda que se deva ser prudente com este tipo de indicadores susceptíveis das interpretações mais diversas. Com efeito, se o optimismo dos investidores se traduz automaticamente por uma queda das cotações, para impulsionar as cotações os investidores deveriam mostrar-se... pessimistas!