Aviso sobre resultados

Uma empresa lança um aviso sobre resultados  (profit warning em inglês) para informar que não será capaz de alcançar os resultados que previa.

A razão pela qual a empresa não obterá os resultados esperados pode ser conjuntural (temporária) ou estrutural (recorrente e mais grave) e poderá dever-se a fatores externos (os quais o grupo não controla) ou internos (incapacidade, falta de eficiência da empresa).

No caso de um profit warning, a cotação baixa. Para saber se a queda é exagerada e constitui uma oportunidade de compra, convém observar o nível de valorização da ação.

Podemos considerar como uma reação exagerada se a forte queda ocorre num momento no qual a ação não está cara e se a origem dos problemas não coloca em causa as perspetivas a prazo da empresa. Se o motivo do profit warning não for demasiado grave (conjuntural, externo) e se o nível de valorização esperado após o aviso for razoável, poderá ser um bom momento para comprar. A avaliação com exatidão da causa do profit warning é, por isso, fundamental.