
Para pagar menos energia no final do mês é preciso analisar os consumos, as tarifas e potências contratadas, e tomar medidas. Para ajudar no diagnóstico, a DECO PROteste disponibiliza várias ferramentas e vai lançar uma campanha para ajudar na compra de equipamentos. O anúncio foi feito por Mariana Simões, especialista em Energia e Sustentabilidade da DECO PROteste, durante o workshop “Energia Clear-HP - como poupar energia em casa”, realizado na 4.ª edição da conferência “Visões do Futuro”, organizada pela DECO PROteste.
A campanha de compra coletiva de ar condicionado, ao abrigo do projeto CLEAR-HP, irá disponibilizar condições vantajosas para a aquisição e instalação de ar condicionado. “O projeto europeu CLEAR-HP tem como missão apoiar a jornada do consumidor na aquisição e instalação de bombas de calor, conduzindo a poupanças de energia e dinheiro, melhorando o conforto e contribuindo para a transição energética na Europa”, explicou a especialista.
Mariana Simões aproveitou a oportunidade para demonstrar como se pode poupar energia em casa. Em primeiro lugar, o diagnóstico deve responder a três perguntas: quanto consome, como e quando. Em detalhe: quanto é o consumo de eletricidade na habitação, quais são os equipamentos elétricos que utiliza habitualmente e/ou em simultâneo e em que períodos do dia a sua casa concentra o maior consumo de eletricidade.
Para ajudar neste diagnóstico, o consumidor pode recorrer ao balcão digital da E-Redes ou utilizar medidores de energia, que podem ser colocados nas tomadas onde os equipamentos elétricos se encontram ligados. Depois, pode partir para a ação. A potência contratada que tem é adequada? A tarifa horária que tem é correspondente ao seu ritmo de vida? Será necessário trocar algum equipamento por outro mais eficiente?
O preço da potência contratada é um valor fixo, que paga de acordo com o seu contrato de fornecimento de eletricidade e em função do número de dias incluídos na fatura, mas não do consumo de energia. O valor inclui um termo fixo (tarifa de acesso às redes) e a margem de comercialização do seu fornecedor. Ajustar a potência contratada às suas necessidades “pode representar uma poupança de entre 20 e 30 euros por ano, por escalão de potência que conseguir baixar”, disse Mariana Simões, citando dados da Entidade Reguladora dos Sistemas Energéticos (ERSE).
Reflita também antes de escolher o fornecedor, aconselhou a especialista da DECO PROteste. Ainda existe o mercado regulado (cuja tarifa é fixada pela ERSE) e o mercado livre, no qual os valores da tarifa fixa são determinados pelos comercializadores (tarifa fixa) ou pelo mercado grossista (tarifa indexada).
Em seguida, deve escolher a tarifa adequada ao seu ritmo de vida. O preço varia consoante a hora do dia ou dia da semana, sendo mais cara nas horas de cheias e de ponta e mais barata nas horas de vazio. A tarifa de eletricidade pode ser simples, bi-horária ou tri-horária e ainda indexada. A tarifa simples é recomendada para quem tem consumos distribuídos ao longo do dia ou cujo consumo após as 22h00 é inferior a 20 por cento. Se mais de 20% do seu consumo diário se concentra nas horas de vazio (período das 22 horas às 8 horas), a melhor opção é o bi-horário.
Mariana Simões recordou que a DECO PROteste tem vários comparadores e simuladores disponíveis para ajudar a tomar a melhor decisão, recordando que “para minimizar custos, a tarifa deve estar alinhada com os hábitos de consumo de eletricidade”. Pode analisar e comparar o desempenho de cada equipamento, os consumos reais de energia e os preços nas lojas. Se optar por sistemas solares fotovoltaicos, simule a dimensão ideal, compare orçamentos e verifique qual a solução mais vantajosa.
Antes de adquirir equipamentos, verifique a etiqueta energética e informe-se sobre os apoios e incentivos fiscais à melhoria da eficiência energética. Mariana Simões sublinhou que, por exemplo, a compra de equipamentos destinados exclusiva ou principalmente à captação e aproveitamento de formas alternativas de energia (painéis solares, aerogeradores e bombas de calor) usufrui de taxa de IVA reduzido de 6 por cento.
A especialista chamou ainda a atenção para a aproximação do final do prazo para o programa "Vale Eficiência", que apoia a substituição de janelas (mínimo, classe A) e proteções solares exteriores e a sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias que recorram à energia de fontes renováveis (mínimo, classe A). As candidaturas estão abertas até 31 de outubro.
![]() ![]() |
O projecto Clear-HP é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, sob o acordo de subsídio no.101119923. O conteúdo desta publicação não representa necessariamente a opinião da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA). Nenhuma destas entidades é responsável pela informação e utilização das informações publicadas. |
Gostou deste artigo?
Partilhe com o mundo: