Android

O SMARTPHONE BLOQUEIA

O smartphone pode bloquear apenas devido a uma única aplicação. No entanto, remover a app do menu do equipamento nem sempre é o suficiente para resolver o problema. Conheça as soluções possíveis.
Soluções possíveis

SOLUÇÃO: DESINSTALAR A APLICAÇÃO

No seu smartphone, aceda a “Definições”, clique em “Aplicações e notificações” e depois em “Mostrar aplicações”. Selecione a app que está a causar o problema e clique em "Forçar paragem" para fechá-la. Depois, pode verificar se há atualizações disponíveis para essa app, e reinicia o dispositivo (desligar e ligar novamente), caso ainda sinta lentidão na utilização normal.

Outra opção é desinstalar e descarregar novamente a aplicação que causa o bloqueio. Mas esta ação apagará todos os dados introduzidos na aplicação, e vai reiniciá-la no estado em que estava quando a abriu pela primeira vez.

SOLUÇÃO: DESLIGAR E LIGAR DE NOVO O TELEMÓVEL

Se o mesmo problema ocorrer em aplicações diferentes, será mais difícil identificar a causa direta do bloqueio. Pode ser um componente defeituoso, um dispositivo que aquece com muita frequência ou uma atualização que não foi feita corretamente. Desligar e voltar a ligar o smartphone pode, por vezes, ser muito útil. Esta operação irá limpar todas as tarefas acumuladas na memória temporária do seu telefone.

Se o seu smartphone estiver realmente bloqueado e não conseguir aceder ao menu para o desligar, existem combinações de teclas para forçar o encerramento. As combinações a utilizar variam muito de uma marca para outra e, até mesmo, de um modelo para outro. Uma rápida pesquisa online pelo modelo do seu smartphone, seguida de “Reinício forçado”, deve ser o suficiente para encontrar as combinações pretendidas.

Se o problema de bloqueio do telefone persistir, a causa deve ser identificada. Um smartphone que aquece muito pode bloquear mais facilmente devido a uma bateria com defeito ou a uma utilização excessiva com bateria fraca.

SOLUÇÃO: LIBERTAR MEMÓRIA

A falta de capacidade de armazenamento no telemóvel também é uma das causas dos bloqueios. Verifique a memória disponível no  dispositivo.

Vá a “Definições” e depois a “Armazenamento”. Se não houver muito espaço disponível, liberte algum em ficheiros ou apps não utilizadas. O WhatsApp pode consumir muito da memória, com vídeos e fotos compartilhados em massa – em apps como essa, pode aceder diretamente a esses grupos e limpar regularmente o histórico de mensagens. 

 

SOLUÇÃO: REINICIAR O SMARTPHONE

O último recurso se nenhuma das outras soluções funcionar, é repor o smartphone, restaurando-o para as definições de fábrica. Antes de "voltar à estaca zero", certifique-se de que fez cópias de segurança dos seus dados num computador, na nuvem ou num cartão de memória.

Nas versões mais recentes de smartphones, é necessário ir a "Definições", depois a "Sistema" > "Definições avançadas" > "Opções de reposição" e, por fim, selecionar "Apagar todos os dados (reposição de fábrica)". Esse caminho pode variar ligeiramente de dispositivo para dispositivo, mas costuma ser similar. Antes de iniciar o processo de eliminação, o  dispositivo  mostrará um breve resumo do que irá ser eliminado.

Não funcionou?

Recorra aos serviços de um técnico.