Android

A PORTA USB ESTÁ DANIFICADA

A porta USB do smartphone pode estar suja e ser o pó a impedir a inserção do cabo. Mas a porta também pode estar danificada devido à ligeira deslocação de uma das partes metálicas do conector e originar a má ligação. Conheça as soluções possíveis.
Soluções possíveis

SOLUÇÃO: EVITAR O PROBLEMA

Uma porta USB precisa de ser protegida. Coloque sempre o telemóvel no bolso ou na mala com a porta USB virada para cima. Desta forma, a porta não entra em contacto direto com o pó depositado no fundo dos bolsos ou das malas. Em situações extremas, como ao praticar desporto com pó ou lama, também pode cobrir a porta USB com fita ou comprar uma tampa USB que retira apenas quando a porta USB estiver a ser utilizada.

SOLUÇÃO: LIMPAR A PORTA USB

Não insira objetos metálicos, como facas ou clipes, na porta USB para remover o pó, pois pode danificar peças delicadas. Em vez disso, utilize uma lata de ar comprimido para soprar o pó de dentro do orifício. Se isto não funcionar, pode tentar com um palito macio. Primeiro, torne o palito um pouco mais pontiagudo para poder colocá-lo facilmente na porta. Tenha muito cuidado para não danificar as ligações das portas. De seguida, pode soprar ar comprimido para remover qualquer pó restante que o palito tenha soltado.

Se a porta USB não funcionar e o seu telemóvel não estiver a carregar, comece por verificar o cabo e o carregador. Utilize um carregador semelhante para fazer o teste. Se outros cabos também não funcionarem, é provável que a porta USB tenha de ser substituída. Mas também pode ser que a bateria esteja com algum defeito.

Uma porta USB danificada é difícil de reparar. Na maior parte das vezes tem de ser substituída. A boa notícia é que uma porta USB não é, regra geral, a parte mais cara do equipamento.

Não funcionou?

Recorra aos serviços de um técnico.