SOLUÇÃO: DESINSTALAR A APLICAÇÃO
Nas definições do smartphone, encontre o ícone da app, clique nele e mantenha-o pressionado durante algum tempo até que um menu apareça na lateral. No menu, escolha "Apagar aplicação". Depois, terá de procurá-la na App Store para a instalar de novo.
Ao eliminar a aplicação, apagará todas as informações que inseriu nela. A maioria das aplicações oferece o armazenamento dos seus dados na nuvem, mas é melhor verificar para evitar perder informação. Comece por garantir que o seu telemóvel está com as atualizações de sistema em dia e verifique na App Store se as aplicações tem alguma atualização disponível.
SOLUÇÃO: DESLIGAR E LIGAR NOVAMENTE O TELEMÓVEL
Se o mesmo problema ocorrer em apps diferentes, será mais difícil identificar qual é a causa direta do bug. Pode ser um componente defeituoso, um dispositivo que aquece com muita frequência ou uma atualização que não foi instalada corretamente. Desligar e voltar a ligar o smartphone pode, por vezes, ser muito útil. Esta operação limpará todas as tarefas acumuladas na memória temporária do telefone.
Se o smartphone estiver realmente bloqueado e não conseguir aceder ao menu para o desligar, existem combinações de teclas para forçar o encerramento. As combinações a utilizar variam muito de uma marca para outra e, até, de um modelo para outro. Uma rápida pesquisa online pelo modelo do seu smartphone, seguida de “Reinício forçado”, deve ser o suficiente para encontrar as referidas combinações.
Se o problema persistir, a causa deve ser identificada. Um smartphone que aquece muito pode bloquear mais facilmente devido a uma bateria com defeito ou a uma utilização excessiva com bateria fraca.
SOLUÇÃO: LIBERTAR A MEMÓRIA
A falta de capacidade de armazenamento é também uma das causas dos bloqueios. Verifique a memória que ainda tem disponível no seu dispositivo. Abra as "Definições", clique em "Geral" e depois em "Armazenamento do iPhone". Se não tiver muito espaço livre, terá de limpar a memória. A maioria dos smartphones tem a sua própria forma de o ajudar a libertar espaço, com a desativação temporária de apps não utilizadas, por exemplo.SOLUÇÃO: REINICIAR O SMARTPHONE
O último recurso para tentar resolver o problema é repor o smartphone, o que restaura as definições de fábrica. Antes de adotar este procedimento, certifique-se de que fez uma cópia de segurança dos seus dados num computador ou na nuvem. Algumas marcas de armazenamento móvel disponibilizam pen-drives que são compatíveis com smartphones Apple, uma vez que esses não levam cartão de memória.
Vá a "Definições", depois clique em "Geral", em "Repor" e em "Apagar todo o conteúdo e definições". Ser-lhe-á solicitado o seu código ou AppleID para confirmar a sua escolha.
Se este procedimento também não funcionar, é melhor consultar um especialista, pois o problema pode estar relacionado com o hardware do equipamento ou ser mais profundo.