SOLUÇÃO: PARA BOTÕES, RECORRA A UM TÉCNICO
Botão danificado
Manuseie os botões do seu smartphone com cuidado, sem forçar ou pressionar em demasia.
Os botões raramente são as partes mais acessíveis de um smartphone. Como tal, é preferível recorrer a um técnico se precisar de substituir algum, mesmo que o equipamento já não esteja na garantia.
SOLUÇÃO: PROTEGER O SENSOR DA CÂMARA
Compre uma capa protetora para o seu smartphone. Assim, além de evitar riscos, minimiza também o contacto com o(s) sensor(es) fotográfico(s). Não coloque as chaves no mesmo bolso do telemóvel e não coloque o telemóvel na areia quando estiver na praia.
Limpe regularmente a área à volta dos sensores da câmara (não o vidro que os cobre) para evitar que se acumule pó.
Para limpar o vidro do sensor utilize um pano especial, como para as lentes dos óculos. Evite qualquer contacto do vidro com outros materiais que possam provocar pequenos arranhões.
SOLUÇÃO: SUBSTITUIR O VIDRO DO SENSOR
Além dos riscos, por vezes o pó ou a humidade ficam entre o sensor e o vidro da câmara. Neste caso, pode retirar o vidro do sensor e voltar a colocá-lo, mas não deve fazê-lo em casa. Se o seu smartphone ainda estiver na garantia, peça a substituição.SOLUÇÃO: VEJA A ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO PARA O SENSOR DA CÂMARA
Câmara danificada
Existem duas causas possíveis para a falha da câmara: software ou hardware. Se for um problema de software, basta desligar e voltar a ligar o dispositivo. Verifica se há atualizações no sistema operativo e, se houver, instale.
Se o problema persistir, verifique também se a aplicação do seu smartphone e da câmara estão atualizadas. Pode ser útil testar o sensor da sua câmara com outra aplicação de câmara da PlayStore.
O problema não está relacionado com o software? Pode ser um problema de hardware, como o vidro do sensor riscado ou danificado.