SOLUÇÃO: CONSULTAR O MANUAL DE INSTRUÇÕES
Note que pode ter o manual disponível em formato físico ou consultar a versão online no site oficial da marca. Com o crescente número de equipamentos conectados à internet (IoT) e a possibilidade de os monitorizar através de aplicações, a identificação de problemas pode ser facilitada. Contacte um técnico qualificado se o problema for de difícil resolução.SOLUÇÃO: VERIFICAR O PROGRAMA SELECIONADO
Comece por verificar se o programa selecionado é o ideal para o tipo de roupa que pretende secar. Usar um programa com temperatura elevada pode encolher tecidos sensíveis. É importante consultar os vários programas e recomendações no manual de instruções, bem como as etiquetas das roupas para verificar se poderá secá-las na máquina e em que condições.SOLUÇÃO: EVITAR CARREGAR DEMASIADO A MÁQUINA
Misturar diferentes tipos de tecidos (por exemplo, delicados com tecidos resistentes) pode causar o encolhimento de algumas peças em função do programa selecionado. Separe as roupas por tipo de tecido e seque roupas mais delicadas em ciclos apropriados.
Divida a roupa consoante as suas características. Se juntar roupa do mesmo tipo em cada ciclo, irá obter uma secagem mais homogénea. É, também, aconselhável dividir as roupas de acordo com o peso. As roupas mais leves secam mais rápido e as pesadas tendem a demorar um pouco mais.
SOLUÇÃO: EVITAR SECAR ALGUNS MATERIAIS
O calor e o movimento de rotação do tambor da máquina de secar roupa são os fatores que mais contribuem para deteriorar roupa, calçado e acessórios na máquina de secar. Esticar, encolher e perder a forma original são os problemas mais comuns com certos tipos de tecidos.
Tecidos sintéticos (poliamida, poliéster, nylon, microfibras, acrílico, polar, entre outros) e de algodão podem ser secados na máquina com os devidos cuidados. Já materiais como seda, borracha e ganga, entre outros, podem levantar mais dúvidas.