Máquinas de secar roupa

EXCESSO DE HUMIDADE

As máquinas de secar retiram humidade da roupa e esta deve ser eliminada pelo sistema, mas também poderá ser um problema. Saiba como resolver.
Soluções possíveis

SOLUÇÃO: VER O MANUAL DE INSTRUÇÕES

Para um melhor resultado, consulte o manual de instruções fornecido pelo fabricante. Tem indicações valiosas na hora de problemas.

Tenha em conta que poderá ter o manual em papel ou consultá-lo no site oficial da marca do seu equipamento. Cada vez mais há equipamentos conectados à internet (IoT) e acessíveis através app, o que poderá facilitar a identificação de problemas. A solução para o problema indicado poderá ser de fácil resolução ou requerer a intervenção de um técnico qualificado.

 

SOLUÇÃO: VERIFICAR A INSTALAÇÃO

Instalar a máquina de secar roupa dentro de um armário pode causar problemas de humidade, uma vez que o calor fica contido no espaço fechado e não é evacuado para o exterior.

Garanta ventilação suficiente enquanto o aparelho estiver a funcionar, por exemplo, mantendo a porta do armário aberta. A instalação de um exaustor no local também ajuda, pois captura o ar quente e expulsa-o através de um ventilador. Se não resolver o problema, considere instalar a máquina noutro sítio.

Se a máquina estiver num ambiente demasiado frio (menos de 5ºC), como uma varanda fechada ou garagem, também pode sofrer problemas de condensação. Tal deve-se ao choque do ar quente da máquina de secar roupa com o ar frio da divisão. Mas reservar à máquina uma sala onde a temperatura seja superior a 35ºC também não é adequado. Consulte o manual de instruções para ver a temperatura ambiente recomendada pelo fabricante.

Se a divisão onde instalou a máquina não for suficientemente ampla, pode surgir outro problema. O espaço ideal deve ter 10 a 12 metros quadrados, no mínimo. As divisões pequenas ficam rapidamente quentes devido à máquina de secar, e a humidade do ar condensa-se nas superfícies a uma temperatura mais baixa. O problema pode ser corrigido com boa ventilação, por exemplo, ao abrir uma janela ou uma porta durante o processo de secagem.

 

SOLUÇÃO: FAZER A MANUTENÇÃO

A humidade também pode ser causada por uma manutenção deficiente. Se os filtros da máquina e a vedação da porta não forem limpos, podem deixar escapar alguma quantidade de humidade na divisão onde o equipamento está instalado. Limpe estes componentes com regularidade. Para um resultado melhor, consulte o manual de instruções fornecido pelo fabricante. Raramente voltamos lá, mas tem indicações valiosas na hora de problemas.

Deve garantir que a vedação da porta não está danificada, para evitar a produção de humidade na divisão. Se verificar algum dano na porta e precisar de a substituir, entre em contacto com um técnico.

 

SOLUÇÃO: DESOBSTRUIR O SISTEMA DE EXAUSTÃO

Uma obstrução no sistema de exaustão pode fazer com que a humidade se acumule no tubo e seja drenada de volta para a máquina de secar roupa. Para evitar que isso aconteça, limpe o sistema de exaustão a cada dois anos, ou até com mais frequência, caso tenha um modelo ventilado ou se usa a máquina de secar várias vezes por semana. O manual do utilizador do aparelho deve ter instruções.

SOLUÇÃO: LIMPAR O FILTRO

O problema pode ser a acumulação de cotão no filtro. Limpe-o com regularidade. Na maioria dos casos, o filtro deve ser limpo após cada ciclo. Para os modelos de condensação com bomba de calor, é recomendável fazê-lo a cada dez ciclos. Estes intervalos podem variar em função da marca. Recomenda-se, por isso, a consulta do manual de instruções da máquina.

Não funcionou?

Recorra aos serviços de um técnico.