SOLUÇÃO: VER O MANUAL DE INSTRUÇÕES
Verifique o manual de instruções, que pode estar em papel ou disponível online no site oficial da marca. Os manuais costumam ter o significado dos códigos de erro, assim como instruções passo-a-passo para resolver erros comuns. Muitos equipamentos atuais já têm ligação à internet (IoT) e podem ser acedidos através de aplicações, o que facilita a monitorização e a identificação de problemas. Em casos graves, chame um técnico qualificado.SOLUÇÃO: VERIFICAR O TABULEIRO
Não há forma de o tabuleiro entrar para dentro da máquina da loiça? Verifique se há alguma rutura no cesto dos talheres ou se caiu algum objeto para a base da máquina que possa estar a impedir o tabuleiro de entrar.
Os rodízios do tabuleiro podem ter saído das guias/“trilho”. Se for o caso, tente levantá-lo levemente e voltar a encaixá-lo. Pode também verificar se os rodízios não estão com resíduos que impeçam o seu deslizamento. Uma limpeza com um pano húmido poderá resolver o problema.
SOLUÇÃO: ACONDICIONAR BEM A LOIÇA
Pode haver talheres, pratos ou panelas mal posicionados que estejam a evitar o fecho da porta.
Um bom carregamento da máquina é essencial para ter um melhor desempenho na lavagem. Tenha em conta as recomendações para carregamento da máquina de loiça:
- coloque os recipientes de plástico na posição vertical, para não acumularem água, e no tabuleiro superior;
- no recipiente de talheres, coloque as facas com a ponta para baixo, para não se magoar quando as tirar. Intercale-as com garfos e colheres para garantir uma lavagem uniforme e evitar encaixes indesejados (uma colher com outra colher);
- copos, chávenas e pequenas taças devem ser colocados para baixo e de preferência no tabuleiro superior;
- pratos de diferentes tamanhos colocam-se de forma intercalada para criar mais espaço para a água passar e lavar melhor;
- no tabuleiro inferior, coloque tachos, panelas e companhia, bem como outros objetos mais resistentes e sujos, como assadeiras. Tente encaixar as peças de maiores dimensões, como travessas, tábuas de corte e frigideiras grandes, na parte de trás ou lateral da máquina, para não bloquearem a passagem dos jatos emitidos por baixo do cesto.
SOLUÇÃO: VERIFICAR A VEDAÇÃO DA PORTA
Sujidade ou resíduos na borracha de vedação podem contribuir para alguma dificuldade no fecho da porta. A porta e as borrachas tendem a acumular sujidade ao longo do tempo. É, por isso, importante limpá-las, de três em três meses, ou sempre que estiverem sujas. Uma passagem rápida com um pano húmido pode ser suficiente para retirar restos.SOLUÇÃO: VER O TRINCO E O ALINHAMENTO DA PORTA
Caso o trinco esteja sujo ou emperrado pode, eventualmente, resultar de alguma sujidade ou corrosão. Se for o caso, poderá tentar limpá-lo.
Se a porta estiver desalinhada (sobretudo nos modelos de encastre em que o frontal da porta pode estar a tocar nos móveis adjacentes), poderá haver alguma resistência no fecho da porta.
Tente pressionar ligeiramente a porta para ver se ela se encaixa corretamente. Neste caso, poderá ser necessário tentar corrigir o desalinhamento da porta que pode ser resultante do desnivelamento da própria máquina. Os pés da máquina podem precisar de um ajuste.