Máquinas de lavar loiça

A LOIÇA FICA MAL LAVADA

Mau desempenho na lavagem da loiça poderá resultar de várias questões. Verifique as soluções possíveis para obter melhores resultados.
Soluções possíveis

SOLUÇÃO: VER O MANUAL DE INSTRUÇÕES

Verifique o manual de instruções, que pode estar em papel ou disponível online no site oficial da marca. Os manuais costumam ter o significado dos códigos de erro, assim como instruções passo-a-passo para resolver erros comuns. Muitos equipamentos atuais já têm ligação à internet (IoT) e podem ser acedidos através de aplicações, o que facilita a monitorização e a identificação de problemas. Em casos graves, chame um técnico qualificado.

SOLUÇÃO: VERIFICAR A ARRUMAÇÃO DE LOIÇA E TALHERES

Um bom carregamento da máquina é fundamental para obter melhor desempenho na lavagem. Tenha em conta as seguintes recomendações para carregamento da máquina de loiça: 

  • coloque os recipientes de plástico na posição vertical, para não acumularem água, e no tabuleiro superior;
  • no cesto de talheres, coloque as facas com a ponta para baixo, para não se magoar quando as tirar. Intercale-as com garfos e colheres para garantir uma lavagem uniforme e evitar encaixes indesejados (uma colher com outra colher);
  • copos, chávenas e pequenas taças devem ser colocados para baixo e de preferência no tabuleiro superior;
  • pratos de diferentes tamanhos colocam-se de forma intercalada para criar mais espaço para a água passar e lavar melhor;
  • no tabuleiro inferior, coloque tachos, panelas e companhia, bem como outros objetos mais resistentes e sujos, como assadeiras. Tente encaixar as peças de maiores dimensões, como travessas, tábuas de corte e frigideiras grandes, na parte de trás ou lateral da máquina, para não bloquearem a passagem dos jatos emitidos por baixo do cesto.  

SOLUÇÃO: VERIFICAR A LIGAÇÃO DA ÁGUA

Uma baixa pressão do fornecimento de água pode prejudicar, ou mesmo impedir, a lavagem da loiça. Verifique se a torneira de entrada de água está aberta ou se o tubo de entrada de água está dobrado ou entupido. Confirme, noutra torneira, um eventual corte no abastecimento de água na rede.

SOLUÇÃO: FAZER A DEVIDA MANUTENÇÃO

Uma manutenção ou limpeza regular da máquina de loiça é fundamental para o seu bom desempenho. Para manter a máquina limpa, retire os restos de comida sólidos dos pratos ou travessas para não entupir os filtros, mas não vale a pena passá-los por água. Faça-o com a ajuda dos talheres que utilizou ou de um guardanapo de papel que tenha utilizado. 

Deve limpar muito bem os orifícios dos braços aspersores e os diferentes filtros. Se os resíduos de comida ficarem presos nos buracos dos braços aspersores tente retirá-los. Use um utensílio pontiagudo ou, simplesmente, a ponta dos dedos. 

No que respeita aos filtros internos, todas as semanas ou sempre que estiverem sujos, limpe-os com água corrente e enxague o filtro metálico exterior com água quente (pode haver alguma acumulação de gordura). Há cada vez mais máquinas com um programa de "autolimpeza". Também pode selecionar um programa de lavagem de alta temperatura com a máquina vazia, para limpá-la por dentro, mas não se esqueça de limpar a porta e as borrachas.

SOLUÇÃO: ESCOLHER BEM O PROGRAMA DE LAVAGEM

Verifique se o programa de lavagem selecionado é adequado para o grau de sujidade e tipo de loiça a lavar. É importante consultar sempre o manual de utilização, mas estas dicas podem ajudá-lo nessa tarefa.

  • Programa normal, universal ou diário: entre 55 e 65ºC: adequado para loiça com sujidade normal e não excessivamente incrustada, bem como para tachos e panelas. Pode ser considerado como o programa de lavagem principal na ausência de um programa automático.

  • Programa automático: entre 40 e 70ºC ou entre 45 e 65ºC: adapta a temperatura, o consumo de água e a duração do programa ao grau de sujidade da loiça. A par do programa normal ou diário, este é outro dos programas de lavagem mais utilizados.

  • Programa eco: cerca de 50ºC: indicado também para a lavagem diária da loiça, este programa consome menos energia e água. Para compensar consumos mais baixos, a duração deste programa é mais longa (entre duas e quatro horas), mas os resultados podem não ser tão eficazes como o programa principal ou o automático.

  • Programa intensivo: entre 70 e 75ºC: concebido para a loiça muito suja, como tachos ou panelas com sujidades muito persistentes. Espera-se que lave e seque melhor que o programa principal, mas consome mais energia, uma vez que as temperaturas são mais elevadas, tanto na lavagem como na secagem. Em média, este programa demora entre duas e duas horas e meia.

  • Programa curto: entre 40 e 45ºC: este programa, com temperaturas mais baixas, é utilizado para loiça pouco suja e pode durar entre meia hora e uma hora. É possível que as panelas e frigideiras não fiquem limpas adequadamente. A fase de secagem, normalmente, não está disponível ou é reduzida. Utiliza a mesma quantidade de água que o programa eco e entre dois e três litros a menos que o programa principal. O consumo de eletricidade também é inferior ao do programa eco porque não há fase de secagem.

  • Programa de pré-lavagem ou enxaguamento: se colocou a loiça na sua máquina há algum tempo, pode enxaguá-la primeiro com este programa. É possível utilizá-lo também para a remoção de resíduos de alimentos da máquina.

SOLUÇÃO: ELIMINAR RESÍDUOS NA LOIÇA E NA MÁQUINA

Pode estar a utilizar demasiado detergente. Não utilize pastilhas em programas rápidos ou curtos, pois algumas pastilhas podem não ter tempo de se dissolver totalmente. Também não adianta colocar demasiado detergente em pó, uma vez que o pó em excesso fica preso no depósito e acaba por não ir para a loiça.

Algumas peças, como panelas, podem acumular água no interior e, ao mover os tabuleiros, a água pode escorrer para a restante loiça. Algum tipo de material menos aderente, como os plásticos, pode ficar húmido.

Não funcionou?

Recorra aos serviços de um técnico.