SOLUÇÃO: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO
Quando um computador portátil executa tarefas exigentes, o processador e a placa gráfica aquecem. Esse calor deve ser dissipado e é por isso que os computadores têm um sistema de refrigeração integrado. Na maioria dos casos, esse sistema consiste em tubos de cobre e ventoinhas. Os ventiladores arrefecem o computador, aspirando ar frio, soprando-o sobre os componentes quentes e, de seguida, expelindo o ar quente para fora da caixa.
A maioria dos portáteis precisa de limpeza interna a cada dois ou três anos. Este período será, provavelmente, mais curto se costuma usar o seu portátil na cama, sofá ou sobre superfícies macias que dificultam a ventilação.
Substituir a pasta térmica
Em muitos portáteis, o calor do processador é conduzido até aos sistemas de refrigeração, através de pequenos tubos de cobre. Para melhorar esta transferência, os fabricantes aplicam pasta térmica entre o CPU e o dissipador de calor. No entanto, esta pasta tem uma durabilidade limitada. Com o tempo, pode perder eficácia, atuando mais como isolante do que como condutor de calor. Deve substituí-la dois ou três anos após a primeira utilização.SOLUÇÃO: LIBERTAR ESPAÇO NO DISCO
Uma forma eficaz de libertar espaço no computador é instalar um software de limpeza de disco. Este programa, que pode descarregar gratuitamente, procura ficheiros e documentos temporários ou desnecessários e propõe apagá-los. Contudo, tenha em atenção que alguns destes programas, embora gratuitos, tentam vender funcionalidades adicionais, como VPNs, otimizadores de arranque ou outras aplicações pouco úteis. Em caso de dúvida, evite instalar software de origem duvidosa.
SOLUÇÃO: SUBSTITUIR UM DISCO HDD POR UM SSD OU ADICIONAR MAIS MEMÓRIA
Os MacBooks mais recentes (desde 2016) têm a unidade de armazenamento (SSD) e a memória RAM soldadas à placa lógica, pelo que não poderá substituí-las.
Se tiver um modelo mais antigo com disco rígido HDD, é recomendado que opte por um SSD (unidade de estado sólido). Por razões de compatibilidade, opte por um SSD SATA de 2,5", neste caso.
Conte pagar cerca de 90 a 100 euros por 1 TB (1000 GB). Além disso, necessitará de um adaptador SATA para USB para ligar a unidade ao seu portátil. Um adaptador destes custa cerca de 10 a 15 euros.