Windows

Não há ligação Wi-Fi

Se não consegue que o seu portátil se ligue à internet, irá ver um símbolo wi-fi em branco no canto inferior direito do ecrã. Há várias soluções que pode experimentar.
Soluções possíveis

SOLUÇÃO: FAZER O DIAGNÓSTICO

O primeiro passo é verificar se a falha está na rede doméstica ou no seu portátil. Para isso, ligue outro dispositivo sem fios, como o seu smartphone ou tablet, ao wi-fi para fazer a verificação. Por vezes, um atalho de tecla do teclado ou o modo avião podem ter interrompido a ligação à internet. Se o outro dispositivo não se conseguiu conectar, o problema poderá estar no router .

SOLUÇÃO: REATIVAR O WI-FI DO PORTÁTIL

Desligue o modo de avião ou ative o Wi-Fi no seu portátil

Primeiro, certifique-se de que o seu portátil não está no modo de avião e verifique se o wi-fi está ligado. Clique no ícone da internet no canto inferior direito e, em seguida, no ícone do wi-fi. 

Ligue o Wi-Fi com um botão físico no seu computador

Alguns portáteis têm um botão físico para ligar e desligar o wi-fi. Pode tê-lo desativado inadvertidamente. Caso tenha dificuldade em encontrar este botão, pesquise online o nome do modelo do seu computador, seguido de "wi-fi Switch". 

Ative o wi-fi com a tecla "Fn"

Outros portáteis oferecem a possibilidade de desativar o wi-fi através de teclas. As teclas de função são ativadas premindo simultaneamente a tecla "Fn" na parte inferior esquerda do teclado e a tecla pretendida ("F1" a "F12") na parte superior do teclado. Procure a tecla de função com o ícone wi-fi.

Desligue e volte a ligar o seu wi-fi

Pode ser útil desligar o wi-fi do seu portátil e voltar a ligá-lo.

SOLUÇÃO: UTILIZAR O SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS DO WINDOWS OU UM CABO ETHERNET

O Windows oferece uma ferramenta de resolução de problemas para problemas de rede. Para utilizá-la, vá a "Iniciar", "Definições", "Rede" e "Internet". No menu de estado, desça até ver "Resolução de problemas de rede" e siga os passos indicados pelo reparador.

Utilizador coloca cabo ethernet no modem.Os seus outros dispositivos sem fios têm acesso à sua rede doméstica, mas não ao seu portátil? Tente ligá-lo ao router através de um cabo Ethernet. Se assim já tiver acesso à internet, remova e reinstale os controladores atuais:

  • clique com o botão direito do rato em "Iniciar" e em "Gestor de Dispositivos;
  • procure o seu controlador em "Adaptadores de rede". A palavra "wi-fi" aparece normalmente no nome;
  • clique com o botão direito do rato no seu controlador e escolha "Desinstalar dispositivo";
  • para reinstalar o controlador automaticamente. clique em "Ação" no canto superior direito e "Verificar alterações de hardware".

SOLUÇÃO: INSTALAR UMA NOVA PLACA WI-FI

É possível que a sua placa wi-fi tenha um defeito. A maioria dos portáteis utiliza uma placa wi-fi padrão, cujo preço ronda os 20 euros.

Mas também há portáteis cujas placas wi-fi estão soldadas à placa-mãe. Neste caso, não compre uma placa wi-fi. Recorra a um técnico.

Para substituir a placa wi-fi, precisa de abrir o portátil. Por isso, recomendamos que faça primeiro um backup. Depois de localizar a placa wi-fi que pretende substituir, basta destacar as duas antenas (uma é preta e a outra branca) e desapertar um parafuso. Depois pode fazer a troca. Note que as placas wi-fi têm um triângulo preto e outro branco na etiqueta. Ligue as antenas de acordo com a respetiva cor e aperte o parafuso.

 

SOLUÇÃO: DESLIGAR E VOLTAR A LIGAR O MODEM

Utilizador reinicia modem da internet em casa.Caso os seus outros dispositivos sem fios (smartphone, tablet ou outro portátil) também não tenham acesso ao wi-fi, o problema está na rede doméstica ou na operadora de telecomunicações. Desligar o router durante um mínimo de 30 segundos, voltar a ligá-lo e esperar 20 minutos pode resolver o problema.

Não funcionou?

Recorra aos serviços de um técnico.