SOLUÇÃO: FAZER O DIAGNÓSTICO
O primeiro passo é verificar se a falha está na rede doméstica ou no seu portátil. Para isso, ligue outro dispositivo sem fios, como o seu smartphone ou tablet, ao wi-fi para fazer a verificação. Por vezes, um atalho de tecla do teclado ou o modo avião podem ter interrompido a ligação à internet. Se o outro dispositivo não se conseguiu conectar, o problema poderá estar no router .
SOLUÇÃO: REATIVAR O WI-FI DO PORTÁTIL
Desligue o modo de avião ou ative o Wi-Fi no seu portátil
Primeiro, certifique-se de que o seu portátil não está no modo de avião e verifique se o wi-fi está ligado. Clique no ícone da internet no canto inferior direito e, em seguida, no ícone do wi-fi.
Ligue o Wi-Fi com um botão físico no seu computador
Alguns portáteis têm um botão físico para ligar e desligar o wi-fi. Pode tê-lo desativado inadvertidamente. Caso tenha dificuldade em encontrar este botão, pesquise online o nome do modelo do seu computador, seguido de "wi-fi Switch".
Ative o wi-fi com a tecla "Fn"
Outros portáteis oferecem a possibilidade de desativar o wi-fi através de teclas. As teclas de função são ativadas premindo simultaneamente a tecla "Fn" na parte inferior esquerda do teclado e a tecla pretendida ("F1" a "F12") na parte superior do teclado. Procure a tecla de função com o ícone wi-fi.
Desligue e volte a ligar o seu wi-fi
Pode ser útil desligar o wi-fi do seu portátil e voltar a ligá-lo.SOLUÇÃO: UTILIZAR O SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS DO WINDOWS OU UM CABO ETHERNET
O Windows oferece uma ferramenta de resolução de problemas para problemas de rede. Para utilizá-la, vá a "Iniciar", "Definições", "Rede" e "Internet". No menu de estado, desça até ver "Resolução de problemas de rede" e siga os passos indicados pelo reparador.
Os seus outros dispositivos sem fios têm acesso à sua rede doméstica, mas não ao seu portátil? Tente ligá-lo ao router através de um cabo Ethernet. Se assim já tiver acesso à internet, remova e reinstale os controladores atuais:
- clique com o botão direito do rato em "Iniciar" e em "Gestor de Dispositivos;
- procure o seu controlador em "Adaptadores de rede". A palavra "wi-fi" aparece normalmente no nome;
- clique com o botão direito do rato no seu controlador e escolha "Desinstalar dispositivo";
- para reinstalar o controlador automaticamente. clique em "Ação" no canto superior direito e "Verificar alterações de hardware".
SOLUÇÃO: INSTALAR UMA NOVA PLACA WI-FI
É possível que a sua placa wi-fi tenha um defeito. A maioria dos portáteis utiliza uma placa wi-fi padrão, cujo preço ronda os 20 euros.
Mas também há portáteis cujas placas wi-fi estão soldadas à placa-mãe. Neste caso, não compre uma placa wi-fi. Recorra a um técnico.
Para substituir a placa wi-fi, precisa de abrir o portátil. Por isso, recomendamos que faça primeiro um backup. Depois de localizar a placa wi-fi que pretende substituir, basta destacar as duas antenas (uma é preta e a outra branca) e desapertar um parafuso. Depois pode fazer a troca. Note que as placas wi-fi têm um triângulo preto e outro branco na etiqueta. Ligue as antenas de acordo com a respetiva cor e aperte o parafuso.
SOLUÇÃO: DESLIGAR E VOLTAR A LIGAR O MODEM
