Componentes dos smartphones
Um smartphone é composto por diferentes peças que devem estar em boas condições para garantir um funcionamento normal.
- Bateria
- Ecrã
- Porta USB
- Atifalante e microfone
- Botões
- Câmara
- Porta do cartão SIM
A bateria do smartphone deve armazenar energia suficiente para ligar e utilizar o telemóvel. É a bateria que fornece energia ao processador para executar o sistema operativo. Um processador defeituoso pode causar bugs e até impedir que o smartphone se ligue. Uma porta USB ou Lightning permite ligar o carregador e os botões/teclas permitem a navegação no smartphone.
Outra parte fundamental de um telefone é o ecrã, que exibe as diversas informações calculadas pelo processador. Um ecrã tem, normalmente, uma vida útil longa, mas por vezes podem surgir pequenas manchas brancas ou pretas que afetam a legibilidade. Também é preciso ter cuidado com os choques e quedas, bem como a pressão em bolsos ou bolsas, pois o ecrã é um dos componentes mais frágeis e pode rachar ou partir-se com facilidade.
Há ainda os componentes da câmara fotográfica. Estes estão ligados ao processador. Os principais problemas que podem ter são a entrada de pó ou o aparecimento de riscos na lente. A porta mini-jack (ligação dos auriculares) também pode ficar obstruída devido ao pó, e deixar de funcionar corretamente.
O altifalante, bem como a maioria dos outros componentes, pode ter a longevidade afetada por humidade ou pó.